Integrantes estarão reunidos nesta sexta-feira, às 17h30, no posto 1 na Praia dos Cavaleiros

Os membros se reúnem semanalmente, das 18h às 21h, no estacionamento do IFF

Integrantes do Clube de Astronomia Crux de Macaé (CAC) estarão reunidos nesta sexta-feira (27), às 17h30, no posto 1 na Praia dos Cavaleiros, para observar o eclipse lunar total. Conhecido como “Lua de Sangue”, será avermelhado e terá a maior duração do século – a curvatura dos raios solares que iluminam a lua eclipsada pela Terra fazem com que o satélite ganhe coloração avermelhada.

A lua cheia vai perder seu brilho natural quando passar pela sombra feita pelo planeta Terra. No eclipse lunar, a Terra fica entre o sol e a lua. De acordo com informações de um dos integrantes do grupo, Gustavo Stauss, quem passar pelo local, poderá observar o fenômeno por meio de um telescópio, além de obter outras informações dos planetas Júpiter, Marte, Saturno e Vênus. O evento também será realizado na praça da Baleia, às 17h30, em Rio das Ostras.

“O objetivo é a divulgação científica. A partir de observações celestes, abertas ao público, promovemos minicursos sobre astronomia, astrofotografia e astronáutica. No momento da atividade vamos contar fatos e curiosidades”, informou.

Gustavo Stauss acrescentou ainda que o Clube Ciências de Crux (CAC) do IFF – Campus Macaé surgiu a partir do projeto de extensão coordenado por Nelma Ferreira “Imagem-pensamento entre o Céu e a Terra: o telescópio é nosso”. Foi criado em 2012 e possui 14 integrantes.

“O projeto contava com o telescópio CPC Series 800 – Celestron. Com a realização das atividades frequentes, o projeto foi ganhando mais visibilidade e em 2014 foi criado o Clube de Astronomia Crux (CAC), vinculado à extensão que, no entanto, possui um caráter externo, visando à atuação fora da instituição”, detalhou Gustavo, acrescentando que as observações são feitas semanalmente, ocorrendo normalmente das 18h às 21h no estacionamento do IFF – Campus Macaé. Os encontros estão abertos a visitantes.