A síndrome de Patau é confirmada em um a cada 10 mil bebês

O nascimento do filho caçula do cantor Zé Vaqueiro e sua esposa, Ingra Soares, foi anunciado com a revelação de que Arthur veio ao mundo com trissomia do cromossomo 13, também conhecida como síndrome de Patau. Trata-se de uma condição rara, na qual há a presença de um cromossomo 13 adicional no DNA, afetando aproximadamente uma a cada 10 mil crianças nascidas vivas, de acordo com o Manual MSD para Diagnóstico e Tratamentos.

Foi informado pelo R7 que o caso é uma alteração genética que ocorre durante a formação do bebê, sendo mais comum em meninas, conforme apontado pelo pediatra e neonatologista da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Paulo Telles. Durante a gestação, é possível perceber algumas características da síndrome, especialmente o crescimento abaixo do esperado para a idade gestacional. Malformações cardíacas, alterações cerebrais, defeitos nos lábios e no céu da boca, olhos menores ou até a ausência de um ou ambos os órgãos, microcefalia, alterações na parede abdominal, renais e nas extremidades também podem indicar a trissomia do cromossomo 13.

O diagnóstico da condição é realizado principalmente por meio do ultrassom morfológico, que permite detectar as alterações anatômicas do bebê. Outra opção é o teste genético, realizado por exame de sangue, que pode identificar a presença de células anômalas. Vale ressaltar que a síndrome de Patau é grave, sendo relatado pelo Manual do MSD que 80% das crianças afetadas não sobrevivem ao primeiro mês de vida, e apenas 10% conseguem completar um ano.

Por portal Novo Norte