WhatsApp

434

Nupem

O Nupem/UFRJ convida as escolas públicas e privadas do município e região a participarem do Dia Mundial dos Oceanos (World Oceans Day), nesta sexta-feira (8). O principal objetivo é despertar a consciência da população sobre a importância e a conservação dos oceanos para a sobrevivência. Neste dia o evento será dedicado a alunos e professores, das 9h ao meio-dia e das 14h às 17h, mas, para participar, as escolas interessadas devem preencher o formulário, disponível no site do Nupem, enviar para o e-mail e aguardar a confirmação.

Cursos

A pré-inscrição para os 23 cursos gratuitos, oferecidos no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio acontece até domingo (10). Os interessados devem se cadastrar no site www.macae.rj.gov.br. Os candidatos receberão um protocolo de agendamento com data e horário para efetuar a matrícula. A pré-inscrição pelo site pretende evitar filas na frente do órgão. São 759 vagas de capacitação e aperfeiçoamento profissional.

Frade

O Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, no Frade, realiza, nesta quinta-feira (6), atividades para comemorar o Dia da Matemática, com cerca de 100 estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Serão desenvolvidas competições como xadrez, banco imobiliário e dama, além de apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos, bingo de tabuada, gincana com desafios e soluções de questões.

Tabaco

Para quem deseja parar de fumar, a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo oferece trabalhos em grupos ou individualizados. Os interessados em participar do tratamento devem ligar para (22) 2762-0413 ou comparecer à Casa da Convivência, localizada na Rua Visconde de Quissamã, 482, Centro. O primeiro atendimento é feito com anamnese clínica do paciente, sendo construído um projeto terapêutico. De acordo com dados do órgão, dos 100% das pessoas que procuram o setor, 65% seguem com o tratamento. Outros 35% desistem.

Licitação

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) planeja realizar uma rodada de licitação de campos de petróleo por ano até 2021, na modalidade concessão. O colegiado propôs a realização da 17ª e da 18ª rodadas de licitações de blocos, respectivamente em 2020 e 2021. O colegiado definiu, ainda, alterações nos setores e bacias relativas à 16ª rodada de licitações, já prevista para ocorrer em 2019. Na modalidade concessão, vence a licitação a empresa que oferecer o maior valor à vista ao governo.

WhatsApp

Com 1,5 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo, o WhatsApp é uma das ferramentas mais usadas nas redes sociais digitais. São muitas as pessoas, empresas, orgãos governamentais, políticos, enfim, um mundo de informações circulando que leva o interlocutor que recebe a mensagem ter muito cuidado, antes de encaminhar para outros grupos, considerando que as “fake news” (notícias falsas), vêm criando uma série de problemas de toda ordem e que, depois, fica difícil de ser consertado. Razão pela qual os jornais têm sido os que mais merecem crédito.

Lacres

Pequenos gestos podem mudar a vida do próximo. Foi pensando nisso que a Arteris, empresa operadora da rodovia BR-101, criou o Programa Lacre Amigo Arteris, iniciativa que arrecada lacres de latinhas de alumínio para troca por cadeiras de rodas. A cada 140 garrafas PET cheias de lacres, a Arteris recebe uma cadeira de rodas, destinada a instituições de atendimento social a deficientes. Desde 2014, já foram doadas 6 cadeiras de rodas para instituições de municípios que margeiam a rodovia BR-101 RJ/Norte, entre Campos dos Goytacazes e Niterói.

Salário

A estimativa para o salário mínimo em 2019, feita em abril pelo governo, foi reduzida de R$ 1.002,00 para R$ 998,00. A informação consta de nota técnica da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional que analisa o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019. Por lei, o reajuste do salário mínimo é feito com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulada em 12 meses, acrescida da variação real do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país de dois anos anteriores.

Detran

Há dois anos, o Detran vem intensificando cada vez mais a sua participação no Maio Amarelo. Em 2017, integrou 30 manifestações que chamaram a atenção da população para o problema da perda de vidas no trânsito e agora em 2018 foram mais de 40 ações. O Maio Amarelo é um movimento que reúne a sociedade civil e os governos com o objetivo de chamar a atenção da população para a necessidade de preservar as vidas no trânsito.