A Unidade Básica de Saúde (UBS), na Vila Namorado tem um investimento da ordem de R$ 1.435.162,42 por meio de convênio com o Governo Federal - Eu leitor, o repórter

Unidade deveria ter sido inaugurada entre 2015 e 2016, no entanto, construção segue abandonada

Os serviços de saúde são um direito que cada cidadão tem, seja ele de classe média ou baixa. Com a demanda grande nos hospitais, as unidades de saúde acabam sendo uma alternativa que surgiu para facilitar a vida das pessoas. Mas em Macaé, quem reside em Vila Badejo ressalta que o sonho de ter esse tipo de atendimento no bairro segue longe de se tornar realidade.

Isso porque as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Namorado já deveriam ter sido inauguradas em 2015/2016, no entanto, até hoje segue com as obras inacabadas.

“Como o jornal já vem acompanhando, essas obras deveriam ter sido entregues há, pelo menos, três anos e até hoje continua tudo largado aqui. Não avança. A prefeitura sempre fala em licitação, mas nunca sai disso”, lamenta o presidente da Associação de Moradores, Araken Sabino.

Atualmente quem reside na Vila Badejo é atendido na UBS do Aeroporto, localizado a mais de um quilômetro do bairro. Vale lembrar que os serviços de Saúde foram criados pelo Ministério da Saúde e têm como objetivo reorganizar a atenção básica em uma determinada localidade. Um dos objetivos desse serviço é evitar que a população precise se deslocar para locais mais distantes nos casos menos graves.

Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, as UBS têm como objetivo atender até 80% dos problemas de saúde da população, que muitas vezes são resolvidos nos hospitais, causando, assim, o aumento na demanda e a demora nos atendimentos. Além de descentralizar os casos de menor urgência nos hospitais, elas facilitam o acesso das pessoas, que não precisam se deslocar para locais mais distantes. E faz parte da atenção primária junto às Equipes de Saúde da Família.

No início do ano, a prefeitura informou que algumas obras tinham sido paralisadas no município por problemas com a empreiteira contratada responsável pela construção e entrega das mesmas, como é o caso da UBS de Namorado (Vila Badejo).

A fim de dar continuidade aos trabalhos, ela alegou que as providências cabíveis tinham sido adotadas e a expectativa era de que a publicação do aviso sobre a nova licitação fosse realizada no primeiro semestre do ano ainda. Por cumprir etapas administrativas legais inerentes ao processo, a prefeitura explicou que, naquele momento, não seria possível precisar prazos.

A nossa equipe entrou em contato novamente com ela, no entanto, a secretaria de Comunicação segue sem dar respostas à nossa equipe. O jornal lembra que está com o espaço aberto caso o poder público queira esclarecer os fatos.

A Unidade Básica de Saúde (UBS), na Vila Namorado tem um investimento da ordem de R$ 1.435.162,42 por meio de convênio com o Governo Federal.