Vigilância Sanitária e Procon orientam sobre leite Godam

1578
Fábrica de Sapucaia é interditada

Foram encontradas irregularidades nos lotes J82 e P91 de leite integral da marca Godam. Consumidores que encontrarem o produto (desses lotes) no comércio de Macaé, devem entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária (Covisa), que procederá imediata retirada da área de vendas e posterior inutilização. Informações e denúncias através do telefone (22) 2762-0935.

Já para o consumidor que possuir em casa o produto pertencente a um desses dois lotes, a orientação do Procon-Macaé é para que o mesmo retorne ao local onde foi feita a compra, com a nota fiscal, para que seja feita a troca do leite ou reembolso do valor. Caso haja resistência por parte do estabelecimento, o consumidor deve acionar o Procon Macaé pelo telefone (22) 2759-0801.

Entenda o caso

A fábrica do leite Godam, em Sapucaia, no Centro-Sul fluminense, foi fechada, na quarta-feira (06), por adicionar água ao leite que produz. Análises da Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento feitas em dois lotes do leite UHT Integral Godam constaram que havia adição de 44% de água em cada caixa. Além disso, os lotes analisados foram vendidos com taxa de gordura de 0,26%, quando o índice mínimo exigido para o leite integral é de 3%.

Outra irregularidade encontrada pela análise da secretaria é que o leite da companhia vendido como desnatado era comercializado como integral.

A empresa produtora do leite, a Godiva Alimentos Ltda, foi multada e o responsável indiciado por crime contra a relação de consumo, cuja pena prevista é de dois a seis anos de prisão.