Câmeras do cockpit de um jato britânico registraram a tensão do piloto do 9º Esquadrão da RAF Lossiemouth que foi enviado para acompanhar a aproximação de três caças russos do espaço aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)
A tensão vivenciada pelo piloto do 9º Esquadrão da RAF Lossiemouth, que foi despachado para monitorar a aproximação de três caças russos do espaço aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), foi capturada pelas câmeras do cockpit de um jato britânico. Neste cenário, a unidade permanece em estado de prontidão, pronta para uma reação ágil visando à interceptação de potenciais ameaças ao território do Reino Unido.
As imagens foram apresentadas na estreia do programa “Top Guns: Inside The RAF” no Canal 4 da TV britânica, nesta segunda-feira. A atração se dedica a revelar os bastidores das operações militares nos céus europeus, em um contexto de crescente tensão decorrente da invasão da Ucrânia pela Rússia há mais de um ano.
No vídeo, a missão de verificar a situação dos três caças russos que se aproximavam do território da Otan é atribuída ao piloto britânico identificado como Jake. Em um determinado momento, os caças russos saem do campo de visão do piloto, suscitando questionamentos sobre as intenções e os objetivos dos russos durante esse voo (assista a partir de 37:42). Conforme Jake pondera, “Estou começando a me preocupar. Eles simplesmente desaceleram sem motivo ou aceleram sem motivo. É muito difícil determinar de onde eles vêm.”