Vacinação antirrábica prossegue no município

813
Donos de animais devem ficar atentos ao período de vacinação antirrábica

A Secretaria de Saúde de Macaé iniciou este mês a pré-campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos do município. A campanha é realizada de segunda a sexta-feira, e a equipe de vacinadores visita um bairro diferente a cada dia. Já foram imunizados 1.031 animais, sendo 827 cachorros e 204 gatos.

Nesta semana, a vacina segue nos bairros Lagomar, Engenho da Praia, São José do Barreto, Ajuda de Cima e Santo Amaro, no Imburo. Este ano, a meta do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é imunizar 24.096 animais. A campanha segue até setembro obedecendo um cronograma com a realização de 116 pontos de vacinação na cidade e região serrana.

Os veterinários do CCZ ressaltam que é importante que o animal não esteja doente e seja levado por um adulto com a carteira de vacinação. Em caso de fêmeas que estejam amamentando ou esperando filhotes, a vacina não é recomendada. “A doença é letal e pode ser transmitida para os seres humanos a partir da mordida de cães e gatos infectados”, alertam.

O Coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses (CEPSACZ), Rafael Amorim, acrescentou que além da vacinação, está sendo feito o registro dos cães e gatos, para que possam ser tratadas novas estratégias para controle populacional, por meio da esterilização cirúrgica (castração).

Programação:

Dia 22 – terça-feira

Lagomar I – Av.: W05 esquina com W12

Lagomar II – Av.: W05 esquina com W22 (travessa)

lagomar III – Av.: W05 esquina com W28

Dia 23 – quarta-feira

Lagomar I – Av.: W05 esquina com W12

Lagomar II – Av.: W05 esquina com W22 (travessa)

Lagomar III – Av.: W05 esquina com W28

Dia 24 – quinta-feira

Engenho da Praia – ao lado da Igreja Universal

São José do Barreto – Campo de futebol

Dia 25 – sexta-feira

Ajuda de Cima – ponto final

Santo Amaro (Imburo) – Itaparica