Circulou pelas redes sociais, como fogo em rastilho de pólvora, uma foto de moradores do Jardim Vitória com uma faixa cobrando do Executivo as obras de reparos nas vias do bairro recém criado. De origem de loteamentos, a área é mais um exemplo de que como empreendimentos imobiliários são lucrativos em Macaé. E por falta de fiscalização do próprio governo, a demanda de infraestrutura recai sobre os cofres públicos. Enquanto os loteadores lucram alto.

Festa

O governo anunciou a elaboração de preparativos para a celebração das festas de fim de ano na cidade. Além da ornamentação de Natal, Macaé contará com uma programação diversificada para o Réveillon, mas nada diferente do que já ocorreu em anos anteriores na cidade. Djs irão animar a noite da virada na Praia dos Cavaleiros, e bandas de forró tocarão na Serra. Quem não quer disputar espaço na areia do litoral Sul da cidade, vai reservar mesas nos restaurantes da orla.

Pacotes

E por sinal, hotéis espalhados pela zona sul da cidade também preparam eventos especiais para celebrar a chegada de 2019. Pacotes promocionais que incluem estadia e serviços de buffet, regado a muito espumante, são oferecidos a turistas e também aos moradores da cidade. Com valores mais em conta, acaba sendo uma boa opção para quem realmente quer brindar a chegada do ano novo em um estilo diferente, sem sair da cidade.

Repensar

Os integrantes do Repensar Macaé irão realizar em dezembro a reunião de avaliação das atividades do grupo, criado com o propósito de construir ações focadas no desenvolvimento da cidade, nas eras do petróleo e pós-petróleo. O ritmo de trabalho foi intenso, com atividades que contribuíram com o destravamento das obras de reforma da pista do Aeroporto, assim como com a participação efetiva na proposta de concessão da base.

Infraestrutura

O governo aposta na regulamentação do projeto “Avança Macaé” já a partir de janeiro do próximo ano. O projeto piloto que marcará a consolidação da proposta, que visa permitir à iniciativa privada investir em empreendimentos públicos grandiosos, é a Transportuária. Assim que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) liberar a licença prévia do Tepor, a prefeitura dará a autorização para que a construção da estrada que ligará Santa Tereza à RJ 106 seja efetivamente iniciada.

Usina

E também no próximo ano começam as obras de instalação da Usina Termelétrica Vale Azul II, que atenderá a nova demanda de energia que alimentará o novo progresso offshore local. Com investimento estimado em US$ 1 bilhão, a unidade também será interligada ao Terminal Cabiúnas, ajudando a dar vazão ao grande volume de processamento de gás natural, originado das reservas das Bacias de Campos e de Santos.

Eleição

E pelo que se ouve nos corredores do Palácio Natálio Salvador Antunes, deve ocorrer na próxima semana a eleição para a presidência e a Mesa Diretora da Câmara. Já é certo que Dr. Eduardo Cardoso (PPS) será reconduzido ao posto de presidente, que ocupa desde 2013. As surpresas ficarão por conta da composição da vice-presidência, que provavelmente será ocupada por um integrante da Frente Parlamentar Macaé Melhor, desafeto do governo.

Vistorias

Antes mesmo de assumir o comando oficial do governo do Estado, o governador eleito Wilson Witzel (PSC) garantiu que vai acabar com as vistorias do Detran. A pauta já foi levantada pelo vereador, e deputado estadual eleito Welberth Rezende (PPS). O tema aproxima as duas lideranças que, apesar de estarem em palanques opostos nas eleições, poderão criar uma relação institucional positiva para a cidade.

Chuvas

A previsão é de chuvas ao longo da semana, com medições que podem passar dos 30 milímetros, o que deixa a equipe da Defesa Civil em estado de alerta em função de problemas que podem surgir em áreas de risco. Por enquanto, não há expectativa de grandes volumes de água, como o registrado no início do mês, quando choveu 160 mm em apenas uma noite. A verdade é que todos devem ficar em situação de alerta durante o verão.