Mariana Müller Samôr começou a escrever poesia aos 15 anos. Hoje, aos 35, também escreve prosa e conta histórias para crianças.

Mariana Müller lança campanha de financiamento coletivo na rede para publicação do seu primeiro livro infantil

Um novo e belo ângulo ilumina o perfil da jornalista, professora e contadora de histórias, Mariana Müller, que mergulhou fundo no mundo literário e realiza o sonho de lançar o seu primeiro livro, intitulado ‘Um novo par’. Mas para revelar ao mundo este talento, a autora deu início a uma campanha para publicação, visando a publicação desta obra.
Cada vez mais comum na rede, o método de financiamento coletivo tem permitido a diversos projetos inovadores, artísticos e educacionais saírem do papel. Foi essa a ferramenta utilizada por Mariana Müller, que explica que o montante arrecadado irá custear a publicação de mil exemplares do seu livro.

A obra “Um novo par” trata da questão de adaptação de forma leve, didática e lúdica. E com apenas R$ 10 contribuindo, é possível participar dessa história. Para cada contribuição, há uma retribuição da autora, como o nome em agradecimento registrado no livro, marcadores personalizados e até a marca estampada de empresas interessadas, além de exemplares da publicação.

Com seus múltiplos talentos desenvolvidos em diversas artes, ela é destaque na cidade junto ao público infantil, como contadora de histórias, já tendo conquistado os corações das crianças.

O sonho

Mariana Müller lembra a frase de Raul Seixas, que diz “Um sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Assim a autora uniu seu talento ao de Marcelo Padron Alves, cartunista do jornal A Tribuna, de Santos (SP) e amigo de longa data, que é responsável pelas ilustrações; e de Rodrigo Costa, seu maior incentivador, que assina o projeto gráfico, edição, diagramação e capa.

“Finalmente a história das botinhas vai se concretizar em um livro. Muitas crianças já gostam dessa historinha quando eu faço a narração. É um sonho. Eu conto com a ajuda de todos que me conhecem e apostam no meu trabalho”, conta Mariana.

A campanha, além de presente nas redes sociais, também estará no próximo evento ‘Baguncinha – edição de Natal’, no dia 9 de dezembro.

‘Um novo par’

A história do livro ‘Um novo par’ narra a saga de um par de botas que nas adversidades de uma brusca mudança encontra um destino com novas amizades que ajudam a compreender o sentido de uma adaptação. De um lado, uma botinha que vivia feliz sendo o pisando do pescador José, com quem adorava navegar e cantarolar. De outro, uma botinha que não gostava do balanço do mar e parecia triste. Mas a vida dessas botinhas estava prestes a mudar.

A obra apresenta, de forma leve, didática e lúdica, uma série de sentimentos relacionados a um conceito simples, parte da vida e essencial para o desenvolvimento emocional da criança, mas nem sempre de fácil compreensão: a adaptação. Para colaborar, bastar clicar em: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/meu-primeiro-livro-infantil-um-novo-par

O despertar para a fantasia

O jeito especial de narrar histórias nasceu com a menina Mariana. Desde a infância ela juntava os coleguinhas, primos e a irmã para contar fábulas que brotavam. Isso a acompanhou por toda a sua vida. Mas quando engravidou de sua filha, Mariana pediu demissão do jornal O Globo, onde trabalhava há três anos cobrindo a violência do Rio de Janeiro, para viver intensamente essa experiência, decidindo abrir mão da rotina corrida da redação de jornal.

Foi aí que Mari decidiu dar um novo rumo à carreira, lembrando da literatura infantil. Ela já havia escrito um livro infantil, mas não tinha grana para ilustrar e publicar. Então, se beneficiou das histórias de outra forma: contando para os coleguinhas da filha, nas pracinhas que passou a frequentar após o nascimento da Antonia. Assim, após se aperfeiçoar fazendo cursos e oficinas sobre o assunto, a contadora de histórias ganhou mundo. Das praças passou atuar em livrarias, a exemplo da Livraria Sabor Literário no Rio, a convite do gerente, sempre acompanhada da irmã Ana Julia na voz e violão. A partir daí foi sucesso atrás do outro, culminando com o projeto Primavera dos Livros no Museu da República, evento literário de destaque, como convidada especial da Editora Revan.

Mariana Müller

Mariana Müller Samôr começou a escrever poesia aos 15 anos. Hoje, aos 35, também escreve prosa e conta histórias para crianças. Formada em Comunicação Social, passou pelas redações de alguns dos principais jornais cariocas, como O Globo, Extra e O Dia. É fundadora do grupo ‘Mães da Pracinha do Brasil’ – que reúne mais de 800 mães participantes.
Com mais de 500 apresentações no Rio de Janeiro, Macaé, Santa Maria Madalena, Conceição de Macabu e outras cidades do interior do estado do Rio, o projeto de contação de histórias ‘O Mundo da Mari de Faz de Conta’ conta com mais de três mil seguidores nas redes sociais. E já teve publicação em jornais como O Globo, Extra, O Dia, O Debate, site Mamãe Coruja, Papo de Infância, DiverCidade, MacaéKids e outros.