odebateon-educação-macae-ufrj
Inscrições para professores e instrutores vão até sábado (1o). Já para estudantes o prazo termina no dia 2 de março - Divulgação

Evento acontece no próximo dia 12 e será aberto aos estudantes e a sociedade em geral

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)- Campus Macaé vai promover no próximo dia 12, o I Encontro do Observatório de Saúde de Macaé – Cinco anos de história. O evento tem como objetivo compartilhar com a comunidade acadêmica macaense e o público em geral as experiências desenvolvidas pelos pesquisadores no campo de políticas públicas, cuidado e formação em saúde, desde a sua criação em 2014.

Os pesquisadores apresentarão seus projetos na “I Mostra de Trabalho Científicos do “Observatório de Saúde de Macaé: Quem somos e o que fazemos?”. Também será realizada a Conferência “O que pode um Observatório em Saúde?”. Como fechamento deste evento, será realizada a formatura do curso de extensão: “Construindo coletivamente a perspectiva da interprofissionalidade na Rede de atenção à Saúde de Macaé”.

O evento acontecerá na Cidade Universitária. Para participar como ouvinte, a pessoa interessada deverá se inscrever através do link: https://docs.google.com/forms/d/1xBJ7jx2B1rENO4H0Vy4D5XlsF24y7HNDm_kEa2MJiM4/viewform?edit_requested=true.

Já a apresentação de trabalhos será feita, exclusivamente, por docentes, discentes e profissionais que sejam membros efetivos do Observatório de Saúde de Macaé.

O que é o Observatório de Saúde de Macaé?

É um laboratório de investigação da UFRJ de Macaé que reúne docentes, discentes e profissionais de saúde do Norte Fluminense que realizam pesquisas no âmbito das políticas públicas, do cuidado e da formação em saúde. Foi inaugurado em 2014 juntamente com a Rede Nacional de Observatório de Políticas Públicas, Cuidado e Educação em Saúde, que envolve pesquisadores de diversas instituições de ensino superior nas cinco regiões do Brasil. Este coletivo de pesquisadores desenvolveu uma proposta de investigação que denominou “Avaliação Compartilhada em Saúde: avalia quem pede, quem faz e quem usa” que parte do princípio que avalia uma política de saúde quem pede, que faz e quem usa o sistema de saúde. Este posicionamento parte da certeza que todos os envolvidos nos processos de cuidado têm uma sabedoria própria a partir da posição de que cada um está inscrito nele.

O observatório conta, atualmente, com 51 discentes e 21 docentes da UFRJ-Macaé envolvidos em projetos conjuntos e colaborativos de pesquisa, ensino e extensão divididos nas seguinte linhas de pesquisa: redes e o cuidado em saúde, estudos populacionais e formação em saúde e modos de subjetivação em saúde.