Evento acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho. Inscrições terminam no dia 3
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira está com as inscrições abertas para o 9º Encontro de Enfermagem de Macaé e Região- MACAENF. O procedimento pode ser feito até o dia 3 de junho pelo site www.macae.ufrj.br. Esse ano, o tema principal do evento é: “Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade”.
As atividades, que serão realizadas entre os dias 4 e 6 junho, têm como finalidade promover o intercâmbio científico e discutir tendências e possibilidades de melhorias para a saúde, assim como possibilitar a integração entre a comunidade local, a gestão da saúde e a Universidade através da pesquisa científica.
O evento é uma iniciativa do curso de Enfermagem e Obstetrícia do Campus e tem como público-alvo profissionais, professores e estudantes de enfermagem e áreas afins, possibilitando a integração entre a comunidade local, a gestão da saúde e a Universidade através da pesquisa científica.
A UFRJ Macaé é considerada um Campus da universidade interiorizado na região com a missão prioritária de alicerçar no norte fluminense o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares que sustentam a universidade, favorecendo uma formação universitária de qualidade.
O curso de graduação em Enfermagem e Obstetrícia do Campus UFRJ-Macaé tem por objetivo capacitar o aluno a estimular a busca do conhecimento, considerando o pensamento reflexivo, a inquirição crítica e a criatividade.
Além disso, este curso desenvolve no aluno o interesse pelo reconhecimento dos direitos e dignidade própria do homem, pela avaliação de fatores que interferem na saúde individual e coletiva, pelo desenvolvimento de relações interpessoais produtivas manifestadas em atitudes responsáveis frente aos fins e aos valores do próprio curso, da Universidade e das Associações de Classe.
O Projeto Político Pedagógico do curso foi elaborado pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, sendo então a diretora Profª Drª Maria Antonieta Rubio Tyrrell, no sentido de garantir a coerência e a organicidade da estrutura curricular a ser implantada em Macaé. Portanto, após intenso trabalho coletivo, definiram-se elementos de integração vertical – fios condutores para uma organização sequencial; e elementos de integração horizontal – núcleos de interdisciplinaridade, articulados num esquema conceitual e metodológico.