UFRJ Macaé esclarece que atos de violência serão tratados com severidade e serão passíveis de punição - Wanderley Gil

Objetivo é conscientizar os alunos para evitar abusos nos trotes e estimular ações sociais na recepção aos calouros

Com o objetivo de conscientizar os estudantes, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé está realizando uma campanha contra a violência. A ideia é alertar sobre os excessos e quaisquer manifestações violentas que possam acontecer durante os tradicionais trotes de recepção aos calouros.

A mobilização visa incentivar que os novos alunos sejam recebidos de forma positiva no momento da comemoração. Segundo a universidade, é possível fazer brincadeiras de uma forma inteligente, alegre e livre de agressões.

A UFRJ esclarece, ainda, que “manifestações ocorridas na universidade serão tratadas com severidade e são passíveis de punição, sendo proibida toda e qualquer manifestação contra aluno calouro a título de trote violento, vexatório ou que caracterize qualquer tipo de discriminação racial, por orientação sexual ou gênero”.

Embora não sejam de sua responsabilidade, as comemorações realizadas fora da área da universidade preocupam a UFRJ, que recomenda aos veteranos e calouros se divertirem com moderação, evitando violência que possa causar prejuízos ou danos físicos e psicológicos aos aprovados.

A UFRJ-Macaé solicita o apoio de todos para evitar o incentivo a formas agressivas de comemoração e reforçar a campanha contrária aos trotes violentos ou vexatórios.

O objetivo é estimular o chamado trote solidário: visitação a instituições filantrópicas, doação de roupas, brinquedos, ações sociais, doação de sangue, entre outros.