Turismo na Região Serrana pede socorro

0
508
Audiência pública sobre “Geração de negócios por meio da valorização do turismo” ocorreu na Câmara Municipal

Vereador Marvel Maillet criticou o baixo investimento da prefeitura em ações turísticas

O vereador Marvel Maillet (Rede) presidiu a audiência pública sobre “Geração de negócios por meio da valorização do turismo”, realizada na noite da última quinta-feira (21), na Câmara Municipal de Macaé. Ele agradeceu a presença de representantes do Executivo. “É muito raro o comparecimento de integrantes do governo nas audiências desta Casa”. O secretário adjunto de Turismo, Leonardo Anderson da Silva, apresentou as iniciativas da pasta. “Nossa proposta é de ações que se tornem parte da espinha dorsal da economia do município”. Segundo ele, 95% dos investimentos previstos são da iniciativa privada.

Além de exaltar a rede hoteleira e gastronômica da cidade e os atrativos naturais da Serra Macaense, Leonardo falou dos projetos para criar atrações artificiais. Parque aquático, autódromo e unidade do Tamar – realização da Petrobras para proteger tartarugas, também por meio da conscientização dos turistas -, entre outros foram citados.

Por outro lado, a presidente da Associação de Moradores do Frade, Regina Oliveira, reclamou da falta de estrutura e divulgação para a exploração turística do pico, um dos principais cartões postais da cidade. “Também não há limpeza do lixo jogado nos rios nem apoio para o nosso carnaval. E como alguém pode abrir uma pousada lá se não há nem fornecimento regular de água?

O presidente da Associação de Moradores de Glicério, Hyago Dornelles, lamentou o estado da passarela que servia aos praticantes de canoagem no Rio São Pedro. “Não há fiscalização e os muitos pontos de churrasco aumentam a sujeira nos rios”, acrescentou.

Guia de turismo, Wanderson Passos criticou o investimento em atrações artificiais. “As belezas da serra já estão prontas. É só estimular”. Ele mencionou ainda a inexistência de um píer público para as escunas que fazem passeios pelo arquipélago de Santana.