Túmulos são remexidos e deixam visitantes assustados com a falta de conservação no local

Restos mortais estão à mostra e falta de limpeza são as principais queixas de famílias proprietárias de jazigos

 

Ossos e crânios à mostra e jogados pelo chão, descaso e sujeira. Essa é a situação dos três cemitérios municipais do bairro Imbetiba. Na semana do Dia dos Finados, a equipe de reportagem do jornal O DEBATE flagrou mais dois cemitérios que são símbolos de abandono. Desta vez, foram os cemitérios do Santíssimo e Rosário, ambos localizados na Rua da Igualdade, próximo ao Centro de Macaé.

Quem entra num desses locais é possível constatar vários túmulos abertos, gavetas arrombadas, caixão despedaçados e até mesmo algumas ossadas em sacos plásticos. Na última sexta-feira (2), o jornal O DEBATE mostrou a situação caótica do Cemitério São João Batista, onde a Secretaria de Comunicação informou que os três campos santos (São João Batista, Rosário e Santíssimo), estão desativados há anos, e o motivo dos túmulos avariados é devido a ação do tempo.

Sem contar os casos de furtos de letreiros, janelas, vasos e outros objetos dos túmulos e capelas registrados pela comunidade e também das reclamações quanto à falta de uma limpeza periódica naqueles locais.

O descaso por parte do poder público vem causando insatisfação e falta de respeito aos entes queridos, já que algumas famílias ainda pagam taxa anual para a prefeitura manter os locais conservados.

Quem relata é a moradora Otávia Pereira Lobato. No último domingo (4), ela foi até o cemitério para visitar o túmulo do primo . Chegando lá, os portões dos cemitérios estavam fechados e insatisfeitos, muitos visitantes ficaram indignados e alguns resolveram pular o muro dos cemitérios.

“Isso é uma falta de consideração com os cidadãos, que vieram visitar os túmulos de seus entes queridos. Os cemitérios estão deteriorados, com muita sujeira e até cova aberta”, desabafa Otávia.

Em nota, a prefeitura de Macaé informou que, os cemitérios de Imbetiba, estão em processo de desativação. Os proprietários de jazigos perpétuos foram convocados para realização da transferência dos restos mortais dos seus entes para o Cemitério Memorial Mirante da Igualdade, na Virgem Santa. Quanto a manutenção do local, a prefeitura garantiu que está sendo feita periodicamente, com limpeza e conserto de túmulos.