Rui Porto Filho/Arquivo Secom

Com licença de instalação emitida pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e com alvará liberado pela prefeitura, o terreno do CLIMA – Complexo Logístico e Industrial de Macaé, já está sendo preparado para receber as instalações da Marlin Azul, Termelétrica que terá capacidade de produzir energia suficiente para atender a 12 milhões de pessoas. As obras já possuem data para conclusão: 31 de dezembro de 2021. Um novo momento se inicia no desenvolvimento econômico da cidade.

Água

E a Nova Cedae tenta convencer a prefeitura e a Câmara de Vereadores de que os investimentos necessários para garantir o abastecimento da cidade serão aplicados, especialmente na troca do maquinário utilizado no sistema de captação de água do Rio Macaé. Mas a concessionária ainda não convence, pelo menos, à população que ainda enfrenta problemas sérios com a falta d’água que é constante. E o verão deste ano está cada vez mais intenso.

Verão

E mesmo com o fim do horário de verão, a população segue o costume de frequentar as principais praias da cidade após o final do expediente. Até no período da noite é possível ver banhistas no Cavaleiros, Pecado e Campista. A equipe do Corpo de Bombeiros orienta as pessoas para terem atenção redobradas ao entrar no mar, especialmente por conta da correnteza e das pedras que estão situadas em trechos do litoral sul da cidade.

Escolas

Falando ainda no calor, os pais e responsáveis de crianças matriculadas na rede municipal de Educação cobram da prefeitura a instalação de aparelhos de ar condicionado nas escolas. Diversos aparelhos foram adquiridos pelo município, mas chegaram no início do ano letivo. A população reclama que os equipamentos deveriam ter sido instalados durante o recesso escolar. A falta de planejamento penaliza os estudantes.

Cobranças

Muita gente anda reclamando na cidade da cobrança abusiva de energia. As pessoas estão se mobilizando para pressionar o PROCON a entrar com ações contra a Eneel em função do problema. As medições e os parâmetros que determinam o valor da conta não geram confiança para os consumidores. Outras cidades da região já entraram com ações coletivas contra a concessionária. O resultado será importante para toda a região.

Prevenção

A preocupação é grande quanto ao risco de epidemia de dengue, chikungunya e Zika vírus, transmitidas pelo Aedes Aegypti. No Estado há registros elevados de casos de infecção, um alerta para Macaé que recebe gente de diferentes partes do Estado e do país. A população também precisa fazer a sua parte, combatendo os focos de proliferação do inseto, grande vilão deste período do verão. Todo cuidado é pouco!

Vistorias

O DETRAN ainda não conseguiu organizar o sistema de atendimento aos usuários de Macaé que realizam o licenciamento de veículos sem a vistoria. A confusão faz com que os condutores sejam obrigados a ir nos dois postos do Departamento, na Imbetiba e na Aroeira, na tentativa de garantir o documento de 2019. Quem consegue agendar o serviço pela internet, precisa seguir para o posto de atendimento com antecedência.

Calçadas

A prefeitura deveria realizar fiscalização também em todas as calçadas, especialmente as do Centro ou de locais em que há grande movimentação de pessoas. Incidentes como quedas de idosos são comuns e arriscados. Buracos e desníveis são as verdadeiras armadilhas para quem transita por essas áreas. Antes que algo grave ocorra, o município precisa padronizar esses espaços públicos.

Chuva

A previsão ainda indica mais chuvas para Macaé e região ao longo das próximas semanas. Os níveis do Rio Macaé e dos canais de drenagem natural das águas de chuvas seguem elevados o que dificulta o escoamento rápido das águas. Com isso, a população precisa ficar atenta para evitar maiores transtornos. Os pontos de alagamento são monitorados pela equipe da Defesa Civil. A população cobra da prefeitura ações preventivas.