Deputada agenda reunião com o Ministro do Transporte para tratar sobre a concessão do Aeroporto
A deputada federal Soraya Santos (PR-RJ) esteve na tarde de sexta-feira (29), na sede da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), em reunião com empresários locais. O objetivo do encontro foi de solicitar seu apoio para que o Aeroporto de Macaé seja mantido na 5ª rodada de concessões de aeroportos, referente aos blocos das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Desta forma, permitir que o empreendimento receba verba dos concessionários, possibilitando sua ampliação e o desenvolvimento econômico e social.
Soraya Santos confirmou uma audiência com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil do Brasil, Valter Casimiro, no próximo dia 10, às 16h, em Brasília. Após receberem a notícia que a pedido do Governador de Estado do Espírito Santo, Paulo Hartung, o Aeroporto de Macaé poderia não estar mais na listagem do consórcio de privatização, e com isso, correndo o risco de estagnar sua ampliação na recepção de voos comerciais e empresariais, representantes das instituições e empresários, entregaram um manifesto à deputada federal que demonstra a importância do aeroporto para a Capital do Petróleo.
A parlamentar reafirmou seu compromisso com a cidade, por ser natural de Macaé, e disse que este momento trata-se de uma retomada política no cenário nacional. “Estou no meu primeiro mandato como deputada e muito focada na Comissão de Finanças e Tributos, onde sou presidente. Venho defendendo o município em algumas ações, mas sentia falta de representatividade política. Vejo com muito bons olhos a união dos empresários locais em se aproximar na esfera federal”, disse Soraya.
Assinam o manifesto as instituições organizadoras do Repensar Macaé: ACIM (Associação Comercial e Industrial de Macaé); Comissão Municipal da FIRJAN; RedePetro-BC; Macaé Convention & Visitors Bureau; IADC (International Association of Drilling Contractors); SPE (Society of Petroleum Engineers); AMACON (Associação dos Contabilistas de Macaé); e as instituições apoiadoras, ABESPETRO (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo); Confederação de Convention & Visitors Bureaux; Assessoria Técnica Aeroportuária da Prefeitura Municipal de Macaé e Federação de Convention & Visitors Bureax do Estado do Rio de Janeiro.
Durante a reunião a deputada Soraya Santos se comprometeu em colaborar na aprovação das licenças ambientais perante aos órgãos federais do projeto do Terminal Portuário de Macaé (Tepor). “Pelo que estou acompanhando em Brasília, no prazo de 30 a 60 dias o relatório final das licenças chega para avaliação final na Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA), ligada ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA)”, disse a parlamentar.
Voltado para atender demandas de logística das empresas da indústria offshore que atuam na Bacia de Campos, o Tepor será construído em área no São José do Barreto. Outro assunto que entrará na pauta trata-se da duplicação da BR-101, trecho de Rio Dourado, distrito de Casimiro de Abreu, até o município de Macaé.