Exigência atual é de dez anos. Solicitação amplia para até 20 anos o prazo de vida útil de veículos
A Câmara Municipal de Macaé aprovou na última quarta-feira (15) o Requerimento 484/2018, sondando a prefeitura sobre a possibilidade de ampliar para até 20 anos o prazo de vida útil de veículos que realizam transporte escolar. Segundo a proposição de Júlio César de Barros (MDB), o Julinho do Aeroporto, a exigência atual é de dez anos.
“Pedimos essa ampliação para que as pessoas possam se organizar melhor na compra de novos automóveis, neste período de crise econômica”, justificou o autor.
Welberth Rezende (PPS) apoiou a proposta. “Constatei essa dificuldade em conversa com motoristas. Falei com o secretário de Mobilidade Urbana (Carlos Oliveira) a respeito. Terei outra reunião com ele nesta semana e convido o vereador Julinho para irmos juntos”.
Nilton César Pereira (PROS), o Cesinha, participou do debate. “Concordo que o prazo seja prorrogado e defendo que a Mobilidade pare de cobrar as taxas relativas ao estado dos carros, já que ela não está realizando de fato a fiscalização”.
O vereador Maxwell Vaz (SD) concordou: “Também tenho visto que nem as inspeções municipais nem as vistorias do Detran estão sendo realizadas”. Ele disse que o tema está sendo discutido no Senado e na Câmara. “Parece-me que na esfera federal estão querendo fixar o prazo em dez anos”.
Maxwell fez um apelo para que os condutores zelem pelas condições dos automóveis a fim de preservar a segurança dos estudantes. O vereador defendeu ainda a retirada da caracterização de “Escolar” dos veículos que não mais realizam o serviço.