Bicicletas em desuso serão destinadas para o Instituto Aromeiazero, que já conseguiu mais de 2 mil bikes que são utilizadas em projetos sociais

Objetivo é formar alunos em cursos de mecânica e incentivar o uso de um transporte menos poluente

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a SLB vai apoiar, a partir desta segunda-feira, 5 de junho, a campanha “Bike parada não rola”, do Instituto Aromeiazero, que tem como objetivo a arrecadação de bicicletas em desuso para serem utilizadas em projetos sociais, ações e doações para outras instituições parceiras. As doações serão recebidas em Macaé e no Rio de Janeiro até 30 de junho.

O projeto chamado “Bike parada não rola” já conseguiu mais de 2 mil bicicletas, mantendo uma média de mais de 100 por ano a partir de 2019. De janeiro até agora, já chegaram a 172, e pretendem fechar 2023 com mais de 1 mil bicicletas doadas.

De acordo com Luciara Queiroz, gerente de Sustentabilidade da SLB no Brasil, o projeto “Bike Parada não Rola” foi escolhido para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente por estar diretamente ligado aos três pilares de sustentabilidade da SLB: ação climática, pessoas e natureza.

“A SLB está comprometida com a redução das emissões, não só as provenientes de nossa indústria, como também das emissões provenientes das comunidades em que estamos instalados. Não há como pensar em sustentabilidade sem pensar em toda a cadeia, da locomoção de nossos funcionários até nossas instalações e até o nosso serviço final”, afirmou.

As bicicletas doadas serão consertadas por alunos do curso de mecânica da Aromeiazero e doadas para um público mapeado pela organização. Além disso, a campanha pretende provocar um repensar sobre a locomoção urbana, promovendo o uso de veículos menos poluentes, o que vai gerar impacto positivo sobre o meio ambiente, e, consequentemente, ao Net Zero, compromisso global da SLB até 2050.

“Para assegurar um futuro sustentável, o momento para atuar é agora. Apoiar iniciativas tão completas, que atuam diretamente no meio ambiente e na geração de renda, é um dever das empresas que têm o ESG como norteador para suas ações. A SLB tem isso em seu DNA”, concluiu Luciara.

Programação

Até o dia 30 de junho, a SLB receberá as bicicletas em sua base de Macaé, e vai incentivar os funcionários a levarem a iniciativa para seus condomínios, com agendamento para o recolhimento feito pela Aromeiazero. A campanha também será realizada no escritório da SLB no Rio de Janeiro, onde a Aromeiazero possui esquema de retirada domiciliar agendado.

Sobre a SLB

Há mais de 75 anos no Brasil, a SLB é uma empresa global de tecnologia que impulsiona a inovação energética para um planeta equilibrado. Com presença global em mais de 100 países e funcionários representando quase o dobro de nacionalidades, trabalhamos todos os dias para descarbonizar petróleo e gás e desenvolver novas tecnologias de energia escaláveis para acelerar a transição energética. Saiba mais em slb.com.

Sobre o Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. O Aromeiazero conta com o patrocínio institucional do Itaú Unibanco, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis.