A UFRJ vai oferecer 345 vagas nesse semestre, enquanto a UFF vai disponibilizar 150 vagas. O IFF também terá 40 oportunidades - Wanderley Gil

As ofertas são para 12 cursos em três instituições federais. Inscrições começam nesta terça-feira e terminam no dia 24

Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e desejam ingressar em uma universidade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem ficar atentos. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o primeiro semestre de 2020 começam nesta terça-feira (21). Os interessados poderão se inscrever até a próxima sexta-feira (24), pelo site do programa: https://sisu.mec.gov.br.

Para concorrer é preciso ter realizado o Enem em 2019 e ter obtido nota acima de zero na redação.

Para Macaé, o Sisu estará oferecendo 535 vagas em três universidades federais.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por exemplo, é a que vai disponibilizar nesse semestre o maior número de vagas, 345 no total. As oportunidades são nos cursos de Engenharia (120 vagas), Ciências Biológicas (20 vagas bacharel e 20 licenciatura), Enfermaria e Obstetrícia (40 vagas), Química (25 vagas), Nutrição (40) e Farmácia (50 vagas). O curso mais concorrido pela universidade, o de Medicina, irá ofertar 30 vagas nessa edição do Sisu.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) também terá oportunidades nos cursos de Engenharia de Controle e Automação (20 vagas) e Engenharia Elétrica (20 vagas).

Já a Universidade Federal Fluminense (UFF) oferecerá 150 vagas em Macaé, sendo 50 em Administração, 50 em Ciências Contábeis e 50 em Direito.

Em Rio das Ostras, a UFF está com 210 vagas, distribuídas entre os cursos: Ciência da Computação (30 vagas), Enfermagem (30 vagas), Engenharia de Produção (35 vagas), Produção Cultural (35 vagas), Psicologia (40 vagas) e Serviço Social (35 vagas).

Segundo o MEC, ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de cursos ofertados pelas instituições participantes. Ao final, o sistema seleciona os mais bem classificados em cada curso, de acordo com as notas no Enem e eventuais ponderações, como pesos atribuídos às notas ou bônus. Caso o desempenho do candidato permita o ingresso nos dois cursos, prevalecerá a primeira opção, com apenas uma chamada para matrícula.

O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. Um dia depois, 29, começam os prazos para matrícula ou registro acadêmico nas instituições participantes (até 4 de fevereiro). É preciso ficar atento à documentação exigida pela optada.

O Sisu é uma das formas de ingresso à educação superior com a nota do Enem. Trata-se do sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a participantes do exame.