A fala aconteceu enquanto Biden estava tentando animar as pessoas para votarem nas eleições primárias do partido dele, que vão acontecer na terça-feira, em Nevada

Joe Biden deu mais um sinal de que não anda nada bem. No último domingo (4),ele disse que teve uma reunião recente com François Mitterrand, um presidente da França que já morreu há quase 30 anos. 

A fala aconteceu enquanto Biden estava tentando animar as pessoas para votarem nas eleições primárias do partido dele, que vão acontecer na terça-feira, em Nevada. Ele queria mostrar os problemas que poderiam surgir se Donald Trump voltasse a ser presidente.

Na verdade, Biden queria falar sobre um papo que teve com o atual presidente da França, Emmanuel Macron, logo depois que ele (Biden) começou a governar. Ele tentou contar sobre uma vez que disse para Macron que os EUA estavam “de volta” à cena mundial, mas se confundiu e falou o nome de Mitterrand por engano. Depois, tentou corrigir o erro e falou sobre uma conversa imaginária com o líder da Alemanha, sobre como os EUA reagiriam se alguém tentasse atacar o parlamento britânico.

Esse deslize foi parte do discurso de Biden num evento que tinha o objetivo de falar sobre o perigo de Trump voltar a ser presidente e a importância de votar nas primárias democratas. Nevada, o estado onde Biden estava falando, é conhecido pelos seus cassinos e hotéis, tem muita gente que muda para lá para trabalhar e tem comunidades grandes de latinos, filipinos, chineses e negros. É um lugar onde as eleições podem ser imprevisíveis por causa da mistura de pessoas que moram lá.

Nas eleições primárias de terça-feira, Biden não tem concorrentes fortes, apenas Marianne Williamson e outros candidatos menos conhecidos. Ele foi lá para tentar ganhar mais apoio para as eleições mais importantes que vão acontecer no fim do ano, lembrando que, em 2020, ele ganhou em Nevada por uma diferença bem pequena.