Presidente do Senado defendeu que o debate sobre o assunto seja incluído na apreciação da minirreforma eleitoral pelos senadores
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), revelou o interesse do Senado em discutir o fim da reeleição para cargos do Executivo durante a análise da minirreforma eleitoral, já aprovada pela Câmara dos Deputados. Pacheco argumentou que a reeleição não tem sido benéfica para o país e levantou questionamentos sobre seu impacto positivo. Durante uma conferência da Federação Interamericana das Empresas de Seguros no Rio de Janeiro, o senador enfatizou a necessidade de debater o tema, destacando como a reeleição pode limitar a autonomia dos mandatários na tomada de decisões.
Rodrigo Pacheco ressaltou que não tem pressa em pautar a votação da minirreforma, que precisa ser sancionada até o dia 6 de outubro para valer nas eleições do próximo ano. Além de abordar a possível eliminação da reeleição, o presidente do Senado defendeu a extensão dos mandatos de quatro para cinco anos e a sincronização das eleições federais, estaduais e municipais como medidas para reduzir o que ele chamou de “estado eleitoral permanente”. Luís Roberto Barroso, que assumirá a presidência do STF nesta semana, também se pronunciou no evento, destacando que a segurança jurídica será central em sua gestão à frente do tribunal.