Com Zelensky presente, parlamento homenageou um ucraniano veterano da 2ª Guerra radicado no Canadá; eles só não sabiam por qual lado lutara

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, emitiu um pedido de desculpas na segunda-feira (25) em decorrência de um incidente que abalou a política canadense. A homenagem oficial do Parlamento canadense a um ex-soldado nazista na sexta-feira (22) gerou um profundo constrangimento. Na presença do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, os parlamentares canadenses prestaram honras a um veterano ucraniano da Segunda Guerra Mundial que havia se estabelecido no Canadá. O problema? Eles não tinham conhecimento de que o homenageado havia lutado pelo lado nazista.

“É extremamente perturbador que isso tenha acontecido. O presidente da Câmara [dos Comuns] reconheceu o seu erro e pediu desculpas. Mas isto é algo profundamente embaraçoso para o Parlamento do Canadá e, por extensão, para todos os canadenses”, declarou Trudeau, expressando seu pesar pela situação. O primeiro-ministro canadense também destacou a preocupação com a comunidade judaica, afirmando: “Penso particularmente nos deputados judeus e em todos os membros da comunidade judaica em todo o país, ou que celebram ou comemoram hoje o Yom Kippur.”