A confirmação veio do próprio Cappelli nesta quarta (31)
O jornalista Ricardo Cappelli assumirá a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) após aceitar o convite do vice-presidente Geraldo Alckmin. A confirmação veio do próprio Cappelli nesta quarta (31).
Jornalista e militante político, Cappelli já atuou, também sem experiência, no Ministério da Justiça e Segurança Pública e em cargos governamentais diversos, incluindo uma interventoria no Distrito Federal e a chefia interina do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.
Cappelli, que também serviu como Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social entre 2012 e 2015 e como secretário de Estado no Maranhão de 2015 a 2022, não possui experiência direta na área de desenvolvimento industrial.
A ABDI, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, liderado pelo vice-presidente Alckmin, foi criada em 2005 com o objetivo de promover a competitividade da indústria brasileira através da adoção e difusão de novas tecnologias e modelos de negócio. Em 2024, a agência dispõe de um orçamento superior a R$ 225 milhões para implementar ações que visam a transformação digital e a sustentabilidade do setor produtivo nacional.
A direção da ABDI, responsável pela execução dessas políticas, é nomeada pelo Presidente da República, sendo composta por um presidente e dois diretores, papel agora assumido por Cappelli em um momento de crise e incerteza para a indústria nacional, diante das políticas econômicas desastrosas do governo Lula.