Seeduc divulga material de apoio para a OBMEP

430
As provas serão aplicadas nos dias 5 de junho (1ª fase) e 15 de setembro (2ª fase)

O material disponibilizado pelo órgão é para que os professores possam trabalhar em sala de aula os conteúdos exigidos na olimpíada

A Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) divulgou recentemente um material de apoio para que os professores possam trabalhar em sala de aula os conteúdos exigidos na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O material está disponível em http://www.rj.gov.br/web/seeduc.

A competição é considerada umas das maiores na área científica do Brasil, e é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Segundo a comissão organizadora, ela é promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Ministério da Educação (MEC).

A Olimpíada será realizada em duas etapas, sendo a primeira Fase: aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas e a segunda Fase: aplicação de prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas para a Segunda Fase, segundo os critérios de classificação descritos no item 8 deste Regulamento.

As provas serão aplicadas nos dias 5 de junho (1ª fase) e 15 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores acontece no dia 21 de novembro deste ano.

Ao longo de suas edições, a OBMEP já ofereceu a mais de 40 mil alunos a oportunidade de estudar Matemática por 1 ano, com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e mais de 2200 alunos participaram do programa como ouvintes e vem contribuindo para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos – incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Na edição de 2017, Macaé teve 37 escolas inscritas para a Olimpíada e um total de 20.092 estudantes, sendo 6.466 do nível 1; 4.888 do nível 2 e 8.738 do nível 3.