Dario Rais Lopes assegurou que o aeroporto irá permanecer na rodada de concessões prevista para este ano

O Secretário Nacional de Aviação Civil, Dario Rais Lopes, esteve nesta quinta-feira (19) em Macaé para ministrar a palestra no Workshop ‘Concessão de Aeroportos no Brasil: Impactos e Perspectivas’. O evento, gratuito, foi realizado no auditório do SENAI, sede da FIRJAN, no bairro Botafogo.

Dezenas de empresários, políticos e membros da sociedade civil organizada, além do presidente da Câmara Municipal Dr. Eduardo Cardoso, lotaram a plateia para ouvir com bastante atenção a explanação de Dario Rais, que teve como objetivo explicar o funcionamento das concessões dos aeroportos e quais são os impactos diretos e indiretos que as cidades sedes vivenciam a partir da ampliação e reestruturação dessas infraestruturas.

“O modelo de gestão que engloba os aeroportos de Macaé e Vitória, em que a responsabilidade do concessionário é deixar os dois aeroportos em condições para atender operação visual ou de instrumento, aeronaves do tipo airbus 318, ATR 72, os jatos regionais da Embraer, está assegurado. Nós acabamos de receber, no último dia 13, todas as consultas públicas. Estamos consolidando o material e vamos submeter ao Tribunal de Contas da União (TCU) o edital. A partir daí será feita a publicação do processo licitatório. Esta análise deve levar em torno de 15 a 30 dias”, disse o secretário.

Atualmente, apenas helicópteros e táxis aéreos pousam na pista de Macaé, e após a conclusão das obras de recuperação da pista será possível a retomada dos voos regulares. “O aeroporto é um dos principais aparelhos para o desenvolvimento e crescimento de Macaé e região. É fundamental que o aeroporto volte a operar para sonharmos com a retomada da indústria do petróleo e gás como ocorreu em 2011”, disse Gilson Coelho, secretário executivo da Abespetro.

A presença do Secretário Nacional de Aviação Civil vem de encontro com o manifesto elaborado por empresários e representantes de instituições da Capital do Petróleo, e entregue ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão e posteriormente, ao presidente Michel Temer, aos deputados Christino Áureo (estadual) e Soraya Santos (federal), que acompanham o desenrolar das decisões junto aos governos estadual e federal.

O documento solicita que o aeroporto de Macaé continue na 5ª rodada de concessões da região sudeste, com isso, auxilie no desenvolvimento econômico do município e região. Na ocasião, Michel Temer garantiu que o aeroporto irá permanecer na rodada de concessões.

“Não trabalhamos com a cidade A ou cidade B. Essa região do Sudeste tem na cadeia de óleo e gás o potencial brutal para a geração de emprego e renda. Falta uma melhoria nesta conectividade desta cadeia. Já há um esforço na melhoria da malha terrestre, mas precisamos da acessibilidade aérea”, finalizou Dario Lopes, acentuando que também o turismo é fundamental para o aumento de voos.