Polícia Militar e representantes da sociedade civil inauguraram a ‘Sala Lilás’, em Rio das Ostras - Divulgação/PM 

Iniciativa faz parte do Programa da Polícia Militar com a Patrulha Maria da Penha

Na manhã desta quarta-feira (30), foi inaugurada a sala de acolhimento e atendimento especializado à mulher vítima de violência doméstica, chamada ‘Sala Lilás’, na 3ª CIA do 32° BPM da Polícia Militar, em Rio das Ostras. O espaço tem como objetivo priorizar e propiciar atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica.

Através do espaço, haverá uma integração da Polícia Civil com outros órgãos de segurança pública, como a Guarda Municipal, além das instituições de assistência social com serviços de psicólogos e assistentes sociais voltados às mulheres vítimas.

No local, separado do plantão e organizado com delicadeza, as vítimas podem conversar com as profissionais do setor, que vão esclarecer todas as possibilidades que a lei pode oferecer para cada caso.

O mais importante é que a vítima vai poder contar com todo o suporte da rede de atendimento que envolve também a Polícia Civil, Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, Ministério Público, Estado, Prefeitura e todos os serviços que protegem as mulheres violentadas.

Além do acolhimento, escuta, orientação, registro de ocorrências, a Sala Lilás também faz a investigação dos casos e a interlocução com os demais agentes que compõem a rede de atendimento.

Denúncias de violência doméstica podem ser feitas em qualquer canal da rede de atendimento (endereços e telefones estão na cartilha) ou pelo número 180 em qualquer dia ou horário.

Na inauguração da Sala Lilás, estiveram presentes, o comandante do 32° BPM, coronel André Henrique Oliveira; o subcomandante administrativo, Major Nogueira; capitão Eduardo, da Cia de Rio das Ostras; e demais agentes da Polícia Militar, que realizam o serviço preventivo na Patrulha Maria da Penha, e mulheres apoiadoras do programa, membros da sociedade civil.