A operação offshore responde por 55% do movimento do aeroporto - Foto: Macaé Airport/Rui Porto Filho

Obras da segunda pista do aeroporto de Macaé, no litoral norte do Rio de Janeiro, serão entregues em 2025

O aeroporto de Macaé (MEA), no litoral norte do Rio de Janeiro, será o terceiro aeroporto do estado a possuir duas pistas para pousos e decolagens.

A segunda pista do terminal, com 1.410 metros de extensão, está em construção desde junho, fazendo com que MEA seja o único do Brasil para operações offshore com esta configuração. A obra está recebendo investimentos de R$ 220 milhões e tem previsão de entrega para abril de 2025.

Quando estiver em operação, a categoria do aeroporto será elevada. Hoje, ele é homologado para receber aeronaves de classe B e, no futuro, poderá operar aeronaves de código C, como o Embraer E195. Para viabilizar as intervenções, os voos comerciais estão suspensos e serão retomados no início do segundo trimestre de 2024.

A pista atual seguirá sendo utilizada para operações offshore. Mesmo com a obra em andamento, os voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, que hoje são o principal movimento do local, com 55% das operações offshore na região, continuam normalmente.

Além de Macaé, os aeroportos Santos Dumont (SDU) e o internacional do Rio de Janeiro (GIG) possuem duas pistas para pousos e decolagens no estado.

Por Aeromagazin