Foto: Paolla Itagiba

Nos dias que precedem o Exame Nacional do Ensino Médio, os alunos da 3ª série do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, participam de uma série de aulas estilo intensivão, com o intuito de abordar os assuntos mais relevantes que caem na prova, que será realizada nos dias 13 e 20 de novembro.

Foram apresentados conteúdos nas áreas de linguagens, ciências, humanas e redação. Nos encontros, os estudantes trabalham temas atuais e relevantes, além de questões de exames dos anos anteriores. Na semana que vem, os alunos terão contato com os conteúdos de matemática e ciências na natureza.

Para o aluno David Itagiba, os encontros, além de revisarem a matéria, também servem para tranquilizar os alunos para o grande dia. “Os professores nos acalmam com relação ao Enem, explicando que o conteúdo já foi aprendido durante o ano. Isso deixa a gente bem mais seguro com relação à prova e mostra o quão eles são educadores de verdade”, conta.

Como parte das atividades, os alunos participaram também de um momento de relaxamento, com ginástica laboral e de recreação, com objetivo de deixar o momento antes das provas ainda mais tranquilo.

O Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado para mais de 3,4 milhões de estudantes em todo o país. A prova seleciona candidatos para vagas em instituição de ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para bolsas em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Foto: Paolla Itagiba

Para participar da prova é obrigatório levar um documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta em material transparente. É preciso estar atento ao que é permitido no local de prova para não correr o risco de ser eliminado do exame.  

Texto: Alysson Nogueira

Assessoria de Comunicação Salesiana