Encontro aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília, no último dia 24
Nos dias que aconteceram o Congresso Nacional de Convention & Visitors Bureaux, em Brasília, o presidente do Macaé Convention & Visitors Bureau, Guilherme Braga de Abreu, aproveitou a oportunidade de estar na capital do país e encontrou com alguns ministros e com o presidente Jair Bolsonaro.
O encontro ocorreu no Palácio do Planalto, no último dia 24, durante a cerimônia em que foi sancionada a lei que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC). Após a cerimônia, Guilherme teve a oportunidade de cumprimentar Bolsonaro e em seguida entregar para o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Ernesto Araújo, um ofício solicitando o apoio do Presidente da República, nas ações que visam fomentar o desenvolvimento da economia na cidade e região.
No documento é citado a finalização da duplicação da BR-101, Rio/Norte. Além disso, foi solicitada uma intervenção do Governo Federal, na segurança do trecho Niterói e Itaboraí, que está conhecida como uma das áreas do interior mais perigosas para transitar, devido aos constantes assaltos a mão armada que ocorrem na localidade.
Ainda no ofício foi requerido a legislação que contemple a figura do consórcio Intermunicipal para Transportes Ferroviários, a fim de existir Programas Federais que disponibilizem recursos para serem investidos neste importante meio de transporte de passageiros e cargas. Neste item, também foi pedido a fiscalização da ANTT na ferrovia da região.
Sobre o Roon Tax, taxa de contribuição para o desenvolvimento da indústria do turismo nas cidades, foi solicitado que o governo torne esta contribuição obrigatória tanto para turistas de lazer, quanto de negócios. Esse valor é pago pelo turista e, está vinculado à permanência no destino através dos meios de hospedagens. As tradicionais cidades turísticas já arrecadam e o valor investido é notado tanto pelo visitante quanto pelos moradores.
Na ocasião, Guilherme ainda teve reunião no Ministério do Turismo com a representante Ana Carla Moura, que apresentou ao presidente possibilidade de verbas para o fomento do turismo no município. “Estreitar os laços com o Governo Federal, possibilidade de avançar as etapas das ações que muitas vezes ficam paralisadas por falta desta interação. Estou muito confiante que este encontro vai trazer bons resultados para nossa região”, ressaltou o presidente do Macaé Convention Bureau.