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Será encerrado nesta sexta-feira (24), o recesso escolar dos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (Eja) da rede municipal de ensino de Macaé. Os alunos retornarão às aulas não presenciais na próxima segunda-feira (27), através do blog www.educacaonaopara.com, que já teve mais de um milhão de visualizações. O ensino remoto vai prosseguir com a campanha “Educação não para e não deixa ninguém parado”, com a mobilização da comunidade escolar das 106 unidades municipais.

Com a volta às aulas não presenciais, até o fim deste mês, a temática de aniversário de 207 anos de fundação da vila de Macaé, comemorado no dia 29 de julho, será incluída nos conteúdos pedagógicos, com desenvolvimento de atividades como pesquisas, canto, desenho, vídeos, e contação de histórias. Entre as abordagens está a apresentação do vídeo do projeto “Navegando na Poesia”, que apresenta na série “Cidades”, uma homenagem à Macaé com narração e a poesia “Piratear Macaé”, da coordenadora pedagógica do Colégio Municipal Aroeira, Maria Amélia Neves Gonçalves.

Vale lembrar que o blog continuará oferecendo gratuitamente sugestões de atividades não presenciais para alunos de dois a cinco anos, conteúdos específicos das disciplinas, vídeos, provas, textos, simulados e exercícios, incluindo cuidados com a alimentação e formas de cuidado contra o coronavírus. A plataforma é direcionada aos familiares dos pequenos da Educação Infantil e alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Inclusiva, Ensino Médio e Cemeaes.

Preparação para vestibulares e Enem

Já os 300 alunos devidamente matriculados no Pré- Vestibular Social da Prefeitura de Macaé, também estão estudando via on-line, através de ferramentas disponibilizadas no blogs www.educacaonaopara.com e https://prevestsocialmacae.wordpress.com/. Eles estão se preparando para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Outra estratégia da rede municipal é a disponibilização de atividades e informes nas próprias redes sociais das escolas municipais, como grupos de WhatsApp, Facebook e Instagram, além do Google Classroom, sistema de gerenciamento de conteúdo destinado às escolas. Já algumas unidades de ensino adotaram a entrega de livros didáticos, além de apostilas para os alunos que são identificados como sem acesso à internet.