Moradores que residem próximo o local ficaram preocupados com as chamas atingirem a instalação do gasoduto da Petrobras - Eu, leitor, o repórter

Chamas causaram sérios danos ao meio ambiente, na tarde de ontem (21), no bairro Quinta da Boa Vista, em Macaé

Um incêndio consumiu uma grande área de mata, no bairro Quinta da Boa Vista, em Macaé, no fim da tarde de terça-feira (21), causando prejuízos ambientais. Além da preocupação com o meio ambiente, moradores que residem próximo o local ficaram preocupados com as chamas atingirem a instalação do gasoduto da Petrobras. Agentes do Corpo de Bombeiros afirmam que há indícios de que o fogo foi provocado, o que é crime previsto no Código Penal.

O incêndio foi controlado, e a expectativa é que 4 mil metros quadrados foram queimados na localidade, cujo bairro é cercado por mata virgem. O incêndio pode ter sido criminoso com o objetivo de invasores ocuparem a área do meio ambiente, onde a ação vem se multiplicando nos últimos tempos.

De acordo com o Código Penal, “causar incêndio, expondo a perigo à vida, à integridade física ou ao patrimônio de outrem” é crime com pena prevista de reclusão de três a seis anos e multa.

Nessa época do ano, entre os meses de maio a outubro, começa o período de estiagem e, consequentemente, os riscos de incêndios florestais aumentam. Diante disso, todo cuidado é fundamental para evitar que novos focos possam surgir, causando danos para o meio ambiente.

De acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o aumento nas ocorrências das queimadas relaciona-se diretamente a fatores facilitadores, como a umidade relativa do ar e a temperatura.