A rapidez no procedimento de liberação da carga pela Receita envolve esforços conjuntos entre a concessionária do aeroporto e órgãos anuentes

A Alfândega da Receita Federal no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife, realizou, na manhã desta terça-feira (8/3), operação especial para liberar rapidamente mais de 11 toneladas de alimentos, medicamentos e purificadores de água que serão destinados à Polônia, principal rota dos brasileiros que estão na região do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Tendo base em uma estratégia de esforços conjuntos, a Receita Federal, a concessionária do aeroporto e órgãos anuentes possibilitam que doações dessa natureza sejam liberadas de forma rápida, contando o tempo entre o carregamento da doação do Estado brasileiro na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Após a chegada à Polônia, os mantimentos serão descarregados e distribuídos nas embaixadas localizadas na fronteira do país com a Ucrânia. A mesma aeronave da FAB que vai levar os alimentos e remédios realizará o resgate de cidadãos brasileiros refugiados da Ucrânia. O retorno da aeronave, que tem capacidade para trazer 80 pessoas, está previsto para quinta-feira (10/3). Até o momento, cerca de 150 brasileiros conseguiram sair da Ucrânia e ir para países fronteiriços, sobretudo Polônia e Romênia, com o apoio das embaixadas do Brasil nesses países.

Por Portal Novo Norte