O histórico de ataques do presidente petista à ONU inclui o rancor provocado por frustrações anteriores, como o veto dos Estados Unidos a uma resolução proposta pelo Brasil

Na COP28 em Dubai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou a ONU e  expressou sua desaprovação em relação ao papel da instituição na manutenção da paz mundial. 

Durante a abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, ele destacou a ineficácia da organização em resolver conflitos globais, apontando que alguns membros podem se beneficiar de situações de guerra, sem especificar quais países seriam esses.

O histórico de ataques do presidente petista à ONU inclui o rancor provocado por frustrações anteriores, como o veto dos Estados Unidos a uma resolução proposta pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU, focada no conflito entre Israel e o Hamas.

O Brasil postula uma vaga permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, mas os esforços da sua diplomacia não encontram apoio de todas as nações às proposições por causa seus posicionamentos ideológicos e falas simpáticas às ações do grupo terrorista Hamas.