A Mitologia Grega é repleta de figuras interessantes e cheias de magia, como é o caso de Medusa. Ela era um monstro ctônico (seres do mundo subterrâneo, por oposição dos deuses), do sexo feminino, que de acordo com a mitologia tinha um belo corpo e rosto de mulher, além de asas de ouro e presas de bronze.
Medusa era uma das três Górgonas. As três eram: Medusa (a ladina), Esteno (a forte) e Euríale (a que corre o mundo), filhas de Fórcis e Ceto (casal de divindades marinhas). As irmãs de Medusa eram imortais, mas ela era mortal, tanto que foi morta por Perseu. Posteriormente a sua morte, a cabeça de Medusa foi utilizada pelo herói como arma e entregue por ele a Atena, que a colocou em seu escudo.
Uma das versões mais conhecidas diz que Medusa tinha a cabeça repleta de serpentes e também era muito feia. De acordo com as histórias, as Três Górgonas eram mulheres muito bonitas, até que Medusa se deitou com Poseidon dentro do templo da Deusa Atena. Medusa era a mais bela das três irmãs e sempre teve diversos pretendentes, e o que mais se destacava na sua aparência eram os belos cabelos transformados por Atena em serpentes.
A deusa ficou furiosa e resolveu castigar as três irmãs, tornando as três muito feias e com uma pele escamosa e nojenta. Porém, Medusa foi a que sofreu o castigo mais severo, uma vez que também foi amaldiçoada com as serpentes em sua cabeça e se tornou uma mortal.
Para tornar o castigo ainda mais severo, Atena conferiu a Medusa o poder que fazia com que todos que a olhassem se transformassem numa estátua de pedra. Depois de serem amaldiçoadas pela Deusa, as irmãs se mudaram para uma caverna que ficava no extremo ocidente da Grécia, por lá desapareceram.