Psicanalista consagrado ministra conferência e lança livro em Macaé

0
1084

O Psicanalista e médico psiquiatra Marco Antonio Coutinho Jorge ministra conferência na próxima sexta-feira (12), oportunidade em que irá lançar o livro intitulado ‘Transexualidade – O corpo entre o sujeito e a ciência’

Sob a direção da Psicanalista e Psicopedagoga Vera Maria Martins Barbosa Fragoso, o Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Núcleo Macaé promove Conferência, que acontecerá na próxima sexta-feira (12) ministrada pelo Psicanalista e médico psiquiatra Marco Antonio Coutinho Jorge, abordando o tema ‘Freud e Leonardo – A psicanálise entre a ciência e a arte’. O evento será realizado na Sala de reunião PUC do Edifício Petro Office, localizado na Av. Elias Agostinho, 340- Praia da Imbetiba.

Na oportunidade, o psicanalista Marco Antônio irá lançar o livro intitulado ‘Transexualidade – O corpo entre o sujeito e a ciência’, de sua autoria juntamente com a Psicanalista Natália Pereira Travassos.

Estudantes e interessados no assunto também podem participar da Conferência. As vagas são limitadas. Para os estudantes, o valor do investimento é de R$ 50, para o profissional da área e demais interessados, R$ 80. As inscrições devem ser feitas através do telefone (WhatsApp) 22 99929-6785 ou pelo email vefragoso@uol.com.br.

Serviço

Conferência do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Nücleo Macaé
Data: 12 de abril
Local: Sala de reunião PUC do Edifício Petro Office – Av. Elias Agostinho, 340 – Praia da Imbetiba, Macaé – RJ
Horário: 19h30

Presença constante

A Diretora do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise Nücleo Macaé, Psicanalista e Psicopedagoga Vera Fragoso, faz questão de ressaltar que o Psicanalista e médico psiquiatra Marco Antonio Coutinho Jorge, que desta vez ministrará sobre o tema ‘Freud e Leonardo – A psicanálise entre a ciência e a arte’, é presença constante nos eventos da instituição, enriquecendo com seus conhecimentos os profissionais de Macaé. “Marco Antonio vem prestigiando os psicanalistas macaenses e da região desde a fundação do núcleo. “Ele já ministrou inúmeros seminários e conferências, dando aula na Formação Básica, além de incontáveis lançamentos de seus livros”, declarou a diretora

‘Transexualidade – O corpo entre o sujeito e a ciência’

O Psicanalista Marco Antonio Coutinho Jorge ressalta que no Brasil e em boa parte do mundo trata a transexualidade de modo corriqueiro, entre a glamourização e a banalização, sem qualquer indagação ou pausa. “É decerto saudável e devido que se fale e pense com naturalidade sobre a transexualidade, porém a falta de questionamento não deixa de surpreender, na medida em que o processo transexualizador implica com frequência tratamentos médicos sérios e em sua maioria irreversíveis”, disse o autor.
Ele acrescenta que o livro ‘Transexualidade – O corpo entre o sujeito e a ciência’ reflete sobre o significado dessa realidade abordando a transexualidade sob o prisma da psicanálise. Ressaltando os aspectos fundamentais da sexualidade humana – identificação sexual e escolha de objeto sexual -, os autores oferecem uma breve história da transexualidade no campo médico e psicanalítico, assim como na cultura.

Proposta do livro

O livro Transexualidade – O corpo entre o sujeito e a ciência propõe discussões relevantes e pouco exploradas, como destransição e a relação entre homofobia e transexualidade. Questiona a rapidez da medicina ao atender às demandas de adequação corporal dos transexuais, e marca posição sugerindo prudência e refinamento nas avaliações dos casos de transexualidade, sobretudo na infância. Para isso, defende que situemos a transexualidade nas encruzilhadas da cultura e seus efeitos sobre a vivência da sexualidade. Repudiando tanto a patologização da condição trans quanto a simplificação leviana do que ela envolve, é uma ótima contribuição para um debate, e uma realidade, que promete prosseguir vivo.

Marco Antonio Coutinho Jorge

Psicanalista e médico psiquiatra Marco Antonio Coutinho Jorge

Psicanalista e médico psiquiatra, Marco Antonio Coutinho Jorge é professor associado do Instituto de Psicologia da UERJ, onde ensina no Programa de Pós-Graduação em psicanálise. Diretor do Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro, é membro da Association Insistance ( Paris) e da Sociedade Internacional de História da Psiquiatria e da Psicanálise. É autor, entre outros, de Fundamentos da Psicanálise (3 vols) e de Freud: criador da psicanálise e Lacan: o grande freudiano (ambos com Nadiá Paulo Ferreira), todos publicados pela editora Zahar. Dirige na Zahar a coleção Transmissão da Psicanálise e a série de bolso Passo-a Passo/ Psicanálise.

Natália Pereira Travassos

Natália Pereira Travassos é psicanalista associada ao Corpo Freudiano Seção Rio de Janeiro, com trabalho voluntário no Grupo Arco-Íris de cidadania LGBT. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicanálise/Uerj e pós-graduada pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HUCFF/UFRJ.