O Carcará 1 e Carcará 2 foram lançados por um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX direto do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA)

Já estão em órbita baixa os dois satélites do projeto Lessônia: Carcará 1 e Carcará 2. O lançamento ocorreu às 15h35 (horário de Brasília) e foi realizado por um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX direto do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida (EUA). Os dois satélites pertencem ao governo brasileiro e foram adquiridos junto ao governo da Finlândia em 2020 por R$ 175 milhões. O lançamento foi acompanhado remotamente direto do Centro de Operações Espaciais (COPE), unidade subordinada ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília e contou com a presença de diversas autoridades dentre elas os ministros da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.

“Ao observar o lançamento dos dois satélites brasileiros podemos confirmar que o Brasil avança nas tecnologias e processos rumo a um futuro de segurança e prosperidade”, destacou o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, que também destacou a importância dos satélites na vigilância da Amazônia.

“A região amazônica será uma das mais beneficiadas com o monitoramento permanente e a maior precisão das informações essenciais para decisões estratégicas”, complementou.

Os satélites serão utilizados para diversos fins como vigilância de desmatamentos, queimadas, tráficos de drogas, dentre outros. A tecnologia dos satélites, chamada de “imagens de radar”, permite que sejam feitas imagens de alta resolução em qualquer hora do dia ou da noite e sob qualquer condição meteorológica. Até então o Brasil só tinha acesso a esse tipo de imagens por meio de convênios com empresas finlandesas e espanholas.

“Testemunhamos hoje um momento histórico para o nosso país. No ano em que o Brasil comemora o bicentenário de sua independência a Força Aérea Brasileira reafirma o seu compromisso com a sociedade em manter a soberania nacional além de proporcionar um incremento operacional em favor do desenvolvimento do país”, declarou o comandante da FAB, Tenente Brigadeiro do Ar Baptista Junior.

Por Portal Novo Nortel