‘Acidentes domésticos na quarentena’ é o tema do e-book lançado por Kátia Lenzi, em prol da segurança da população
Cooperando com a saúde e o bem-estar da população macaense durante o isolamento social, principal ação protetiva no combate ao COVID-19, Kátia Lenzi, Doutora em Patologia, professora do curso de medicina e coordenadora do Laboratório de Patologia Toxicológica da UFRJ-Campus Macaé, lança cartilha com o tema ‘Acidentes domésticos na quarentena’.
Segundo Kátia, o objetivo é chamar a atenção da população para os riscos os quais estamos expostos dentro de nossas casas, visando evitar acidentes que nos façam procurar por hospitais nesse momento difícil, onde os profissionais e as unidades de saúde estão sobrecarregados. Desta forma, contribuímos para diminuir a disseminação do coronavírus e ajudamos na redução de casos e mortes pela COVID-19.
“O material aborda assuntos como depressão e suicídio, falando sobre medidas que podem amenizar o distanciamento físico, assim como o malefício causado pelas fake news; além de contato para ajuda; sedentarismo, com alertas sobre os danos que ele causa e dicas para evitá-lo; abuso de drogas lícitas e ilícitas, enfatizando o risco relacionado ao uso do cigarro e ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, automedicação, entre outros; queimaduras, intoxicação, envenenamento, engasgo, sufocação, quedas, afogamentos e alergias, abordando situações de risco, com um olhar especial para as crianças, com medidas de prevenção, alertas e dicas para socorro”, ressalta.
De acordo com a professora, outros assuntos também são abordados no e-book, como problemas oculares e a luz de telas, chamando a atenção para os males relacionados ao longo período de tempo que passamos à frente de telas como TV, computador e smartfones; consumo de agrotóxicos, com informações acerca dos agrotóxicos que consumimos via alimentos e, também os presentes nos inseticidas que usamos em nossos lares e, além disso, o material aborda ainda sobre a poluição em ar ambiente, presente na fumaça do cigarro, na queima de gás e combustíveis, dentre outros, bem como maneiras de atenuar.
“A cartilha foi idealizada por mim, mas contei com a participação de alguns colaboradores, como a do Alexandre Tannuri, oftalmologista, Geani Marins, nutricionista, com as professoras Juliana Latini e Milena Carneiro, ambas também da UFRJ Macaé e, com as discentes, Helena Barreto e, Isabella Vilela, do curso de medicina que, por sua vez, é a responsável pelo projeto gráfico do trabalho, que traz uma roupagem alegre e bem ilustrada para uma leitura mais agradável”, pontua.
Kátia esclarece que o público-alvo do projeto é a população, em geral, que está cumprindo a quarentena em seus lares. O material traz recomendações de fácil entendimento para evitar acidentes domésticos passíveis de acometimento em todas as idades.
A cartilha completa pode ser acessada através do https://linktr.ee/ebook.quarentena.