Professora da UFRJ Macaé lança projeto ‘Conhecendo o corpo’

0
1004

Frente à pandemia do coronavírus, ‘Semana da Atividade Física e Imunidade’ começou nesta segunda-feira (01) destacando a programação

‘Conhecendo o corpo’ é o nome do projeto lançado por Vívian Sousa, fisioterapeuta, mestre e doutora em Ciências Morfológicas e professora dos cursos de enfermagem, medicina e nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé, visando promover saúde através da prática de atividades físicas e do conhecimento do corpo humano. E, nesta segunda-feira (01), começou a ‘Semana da Atividade Física e Imunidade’, destacando a programação.

Segundo Vívian Sousa, o projeto iniciou abordando tópicos em Anatomia Humana e atividades físicas entre escolares e professores da rede de educação de Macaé. Neste período de quarentena, temos investido mais na divulgação em redes sociais, ampliando os assuntos em parceria com muitos professores da UFRJ e profissionais de saúde.

“Já falamos sobre atividade física e a ansiedade; benefícios para o sistema cardiovascular; alimentação saudável na infância, que influenciará a disposição das mesmas para as atividades; esportes como jiu-jitsu e natação para a criança e jovem surdos ou com deficiência auditiva e, começou nesta segunda-feira, a “Semana da Atividade Física e Imunidade”, onde explicaremos, através de uma série de postagens, como a atividade física pode modular o sistema imune, tão falado neste momento de COVID-19”, ressalta.

Diante da pandemia do coronavírus que assola o mundo todo, onde o isolamento social é a principal medida de proteção no combate à proliferação do vírus, o projeto vem cooperando com a saúde e o bem-estar da população, abordando assuntos diversos.

De acordo com a professora, muitas pessoas têm se dedicado ao home office e ficado muito tempo sentadas ao computador, outros são pais ou vivem com crianças, que estão expostas mais às telas e, há ainda algumas pessoas que, devido ao isolamento, tem mais riscos de desenvolver alguma doença mental e, neste sentido, nasceu a campanha #movimentese, onde a comunidade é convidada a se movimentar com segurança.

“Inicialmente, o projeto foi pensado para incentivar a prática de atividades físicas em idade escolar, como forma de prevenção de agravos em saúde. As crianças atualmente estão expostas aos eletrônicos por um período muito grande. O projeto visita escolas, fala sobre o corpo e como podemos nos beneficiar de atividades físicas”, pontua.

Idealizado por Vívian, ‘Conhecendo o corpo’ conta ainda com a participação dos acadêmicos do curso de medicina que são essenciais para o bom desenvolvimento do projeto e, com a colaboração, de alguns professores da UFRJ e profissionais de saúde que tem somado a equipe.

A professora destaca que, com a quarentena, devido à pandemia por COVID-19, o projeto começou a ter uma proeminência maior no ambiente virtual. “Ampliamos o público-alvo para todos interessados em se movimentar e ter melhor qualidade de vida e àqueles que desejam ampliar seus conhecimentos sobre os benefícios da atividade física para o corpo, em geral. É um projeto para a comunidade e desejamos interagir, saber as necessidades e o que as pessoas querem saber, para que possamos ter um impacto e melhor auxiliar às pessoas neste momento difícil, destaca.

Para acompanhar as ações do projeto basta acessar as suas mídias sociais no Facebook https://www.facebook.com/conhecendoocorpo e Instagram https://instagram.com/conhecendoocorpo?igshid=l6a3jsrb2sus.