Professor da UFRRJ apresenta palestra no Nupem nesta quinta-feira

0
839
Palestra será nesta quinta-feira, dia 6, às 11h, no auditório do Nupem/UFRJ

“Automação de Baixo Custo para Irrigação” é o tema da apresentação do Dr. Leonardo Medici

Nesta quinta-feira (6), véspera do feriado do Dia da Independência, o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ) terá a honra de receber em seu campus o Professor Dr. Leonardo Medici, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), que irá apresentar a palestra “Automação de Baixo Custo para Irrigação”.

A apresentação, gratuita e aberta à sociedade, será às 11h, no auditório do Nupem, situado na na Avenida São José do Barreto, nº 764, no bairro São José do Barreto (atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho).

Medici possui graduação em Agronomia (1993) e mestrado em Fitotecnia (1996) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2003), com período sanduíche na Lancaster University. Em 2008 concluiu pós-doutorado também pela USP. Atualmente é professor Associado de Fisiologia Vegetal na UFRRJ e editor Associado na Revista Scientia Agrícola.

Além disso, Leonardo, junto ao professor Daniel de Carvalho, também da UFRRJ, criou o equipamento “acionador simplificado para irrigação”, também conhecido como “pinga”. Ele tem como função ligar e desligar, de forma automática, o sistema de irrigação em resposta à umidade do solo. Esse sistema tem baixo custo e é composto por três peças que são vendidas, em média, por R$ 25.

Além de ser acessível, contribui para que não ocorra o desperdício de água, utilizando apenas a quantidade necessária por cada planta, e também gera economia de energia elétrica, tempo de trabalho e recursos financeiros.