Para que a interdição seja realizada, sistema operacional das linhas foi criado para atender a população

Alguns passageiros registraram reclamações. Medida é necessária para que as obras de reforma sejam realizadas

 

Após o acidente envolvendo uma mulher, que se feriu com a queda de parte da estrutura, a prefeitura resolveu interditar o Terminal Central. A medida tem como objetivo promover a reforma do espaço de forma segura, uma vez que não há condições de realizar as obras com a presença da população. E como esperado, o primeiro dia de interdição foi marcado por alguns transtornos. Ao longo de todo o dia, a nossa equipe de reportagem recebeu algumas reclamações por parte dos passageiros.

Uma senhora, que pede sigilo do nome, conta que teve dificuldades para conseguir pegar o coletivo. “Está uma confusão danada. Os fiscais não estão sabendo nem resolver o problema direito. Eu mesma só soube de manhã quando cheguei no Parque de Tubos”, relata.

Outra passageira, que também pediu para ter a identidade preservada, conta que teve que pagar duas passagens. “Sai de casa por volta das 8h para o trabalho, que é no Mirante da Lagoa. Peguei o ônibus na Ajuda de Baixo e precisei fazer a integração no Centro. Fui informada que deveria descer na Praça Veríssimo de Melo. Fiz o que foi orientado. Chegando lá fui informada que não havia integração ali e teria que andar até o ponto atrás do Extra.

Questionei os fiscais e um motorista e eles me confirmaram isso. Acabei tendo que pagar duas passagens. Os funcionários da SIT disseram que isso estava acontecendo com algumas linhas. É um absurdo eu ter que pagar o dobro por conta da desorganização”, relata a moradora do Bosque Azul.

Se por um lado problemas pontuais foram motivos de insatisfação, por outro, alguns cidadãos concordam que a medida é necessária, uma vez que o terminal era um risco à segurança das pessoas. “O certo seria ter sido feita a manutenção regular da estrutura. Isso teria evitado muitos problemas. Agora não dá para lamentar. Tem que ser feita a obra. Se é para a segurança de todos, temos que ter paciência, pois é algo temporário. Agora cabe a prefeitura se organizar melhor também”, sugere Ana Clara, moradora da Riviera Fluminense.

Para se ter ideia, dos cerca de 90 mil passageiros que utilizam o transporte público, 30 mil passam pelo Terminal Central todos os dias. Por conta disso, para amenizar os transtornos, um esquema operacional foi montado pela prefeitura, por meio da secretaria de Mobilidade Urbana junto a SIT, para atender a população. A previsão é que as obras sejam concluídas em 90 dias.

Nova operação do Sistema de Transporte de Transporte

O conceito de integração, existente no município desde 2005, não será alterado. Para a nova operação de distribuição de linhas na cidade, foram planejados quatro pontos de integração de passageiros, sem a necessidade do pagamento de outra tarifa e, ainda, três pontos finais e 13 linhas circulares.

Ponto Final 1 – Rua Manoel Joaquim Reis (rua da Feirinha da Roça) será o ponto final das linhas A32, A52, C21, T111, T31, T61 e T22. No local ainda passarão as linhas T51, A21, A31, A51, A81, C11, C31, C41, A12, A22, A73, T11, T21, T41, A41, A91, A13, A23, A33 e A53.

O Ponto Final 1 será o único com embarque e desembarque de passageiros. Os demais servirão para suporte operacional do sistema. As linhas que irão circular neste ponto são: T51, A21, A31, A 51, A81, C11, C31, C41, A12, A22, A73, T11, T21, T41, A41, A91, A13, A23, A33 e A53.Ponto Final 2 – Rua de Santana – ponto final exclusivo das linhas da Serra: S13, S23 e S33 (operacional).Ponto Final 3 – Rua João Cupertino – será ponto final das linhas C11, C31, C41 e T51 (operacional).Linhas de integração – Fazem a interligação entre os pontos de integração – A41 e A-91.

Ponto de Integração – Praça Veríssimo de Melo.

Ponto 1 – Rua São João – T11, T111, T51, A 41, A 81, A91, C11, C21, C31, C41, C52, A73 (Região Norte).

Ponto 2 – Rua São João – T21,T41, T51, A41, A91, A12, A22, A32, T12 e T22 (Região Norte).

Ponto 3 – Rua Doutor João Cupertino – T11, T111, T21, T41, T51, A21, A41, A81, A91, C11, C21, C31, C41, A12, A22, A32, A52, T12, T22 e A73 (Região Sul).
Ponto de Integração – Praça Washington Luiz.

Ponto 4 – T51, A41, A91, T12, A13, A23, A53, S13, S23 e S33 (Serra).

Orientações aos motoristas

Avenida Presidente Sodré x Rua Conde de Araruama – Os veículos leves, como motos, automóveis e camionetes, provenientes da Barra de Macaé, sentido Centro, serão orientados a seguirem à direita, acessando a Rua Conde de Araruama. Essa regra não se aplicará aos ônibus e caminhões. Agentes de trânsito irão atuar nos horários de maior movimento para garantir a segurança e fluidez do tráfego.

Avenida Rui Barbosa x Rua Dr. Júlio Olivier – O motorista de veículos leves que vierem pela Avenida Rui Barbosa, após o cruzamento com a Avenida Papa João XXIII, com destino à Ponte Ivan Mundim/Barra, deverão entrar à direita na Rua Dr. Júlio Olivier. Seguindo as sinalizações implantadas nesse percurso.

Rua Jandira Perlingeiro x Rua Nova Aurora – Na Rua Jandira Perlingeiro no cruzamento com a Rua Nova Aurora (ao lado do Terminal Central) será implantada uma intervenção viária impedindo o acesso à Rua Manoel Joaquim dos Reis (local que funcionará o terminal provisório).

Rua Manoel Joaquim dos Reis x Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro – Os veículos provenientes da Rua Silva Jardim que acessarem a Rua Manoel Joaquim dos Reis serão obrigados a convergirem à direita na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, por conta da instalação do terminal provisório.