Programação acontece no templo da igreja com vários cultos e eventos

A Primeira Igreja Batista de Macaé, a mais antiga da cidade, vive tempo especial celebrando 120 anos de dedicação ao difundir o Evangelho de Jesus Cristo. A comemoração acontece no templo da igreja, na Rua Tenente Coronel Amado, 203 Centro, cumprindo uma programação que inclui vários cultos e eventos com a presença e participação de pastores, cantores e irmãos em Cristo. Os cultos de Gratidão ao Senhor acontecerão de domingo, dia 6, até o outro domingo, dia 13 de maio. De segunda a sábado a celebração acontecerá às 19h30 e nos domingos (06 e 13), às 10h e às 19h30.

A promoção vai transcorrer em meio a muito louvor e adoração em gratidão a Deus por todas as bênçãos recebidas nesses anos.

Ao todo, será uma semana com 10 Cultos de Gratidão ao Senhor, sendo considerados uma alegria para os membros da igreja e para o pastor titular, Robson Melo Câmara.

“Chegamos com alegria a uma comemoração e um marco histórico maravilhoso. Somos a 34ª Igreja Batista organizada no Brasil, a 9ª Igreja organizada no Rio de Janeiro e a 1ª Igreja Batista organizada na cidade de Macaé”, revela o pastor, acrescentando que isso aumenta a sua responsabilidade de continuar pregando o Evangelho na cidade, onde a igreja está plantada, e alcançar o coração dessa comunidade através da palavra de Deus.

Programação dos 120 anos

Neste sentido, a programação comemorativa ao 120º aniversário da Primeira Igreja Batista de Macaé conta com a participação do Pr. Dr. David Bray e Pr. Dr. Doug Bray (EUA), MM Larry Wilson (EUA), Pr. Sócrates Oliveira, da Convenção Batista Brasileira, Pr. Vanderley Marins, da Convenção Batista Fluminense; Pr. Edgar Barreto; Pr. João Marcos, da Junta de Missões Mundiais; dos cantores Kleber Lucas e Nani Azevedo; além da apresentação da Cia de Artes e Teatro MC-16; da Orquestra com 120 músicos; e do Coro com 120 vozes.

Também está prevista uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Macaé, com a participação de pastores locais e pastores convidados.

Fundação da igreja

A Primeira Igreja Batista de Macaé foi organizada no dia 13 de maio de 1898 num salão que havia na Rua Treze de Maio, número 14 (atual Av. Rui Barbosa), sob a liderança do pastor e missionário Salomão Luiz Ginsburg. Inicialmente, o nome da igreja era “Igreja de Christo em Macahé”, e os cultos aconteciam com oito pessoas. O pastor que organizou a igreja era judeu, filho de um rabino, nascido na Polônia sob domínio da antiga União Soviética. Aos 23 anos de idade, ele concluiu um curso em missões e foi consagrado pastor e veio para o Brasil como missionário a convite do casal Kalley e Sarah, concentrando-se especialmente no Estado do Rio de Janeiro.

Nestes 120 anos de história, a PIB de Macaé já foi liderada espiritualmente por 19 pastores, e o atual é o Pr. Robson Melo Câmara, que é professor do Seminário da ABS e também graduando em Psicologia. Pela igreja também já passaram muitas famílias tradicionais da cidade, como os Barreto Antunes, entre outras.

PIB de Macaé hoje

Atualmente, a Primeira Igreja Batista de Macaé soma quase 700 membros, destacando-se como uma Igreja vibrante e atuante em várias frentes de trabalho. Além do Ministério do Culto onde a prioridade é o púlpito, ou seja, a pregação que apresenta a Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, o louvor e a adoração ao Senhor, também de forma relevante têm sido as atividades desenvolvidas por vários outros ministérios de apoio ao propósito maior de edificar vidas e salvar almas para Cristo.

“Cremos que a Igreja do Senhor Jesus Cristo é um ajuntamento de homens e mulheres que foram alcançados pela Graça da Salvação Eterna. Nosso investimento é em vidas, em pessoas, que são nosso bem mais precioso”, afirmou o pastor Robson Câmara.