Prefeitura realiza entrega de cadeiras de rodas a pacientes

0
422
Dona Joselma Machado foi buscar a cadeira de rodas para a irmã

Por meio da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação também foram entregues órteses e próteses

A Prefeitura de Macaé, por meio da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação, da Secretaria de Saúde, realiza a entrega de cadeiras de rodas, higiênicas, órteses e próteses para pacientes residentes no município e cadastrados no programa. Nesta sexta-feira (5), os profissionais realizaram a entrega 12 cadeiras de rodas.

De acordo com a coordenadora de Divisão de Fisoterapia e Reabilitação, da Secretaria de Saúde, Amanda Loureiro, o serviço de órteses e próteses funciona desde novembro do mês passado no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e, até o mês de junho, foi realizado em média 500 atendimentos. “A equipe do Programa de Órteses e Próteses conta com uma equipe de duas terapeutas ocupacionais e dois fisioterapeutas”, contou.

O fisioterapeuta especialista em atendimento a pacientes amputados, Sandro Barreto, destaca que o município está credenciado ao Programa do Governo Federal e possui convênio com a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), em que as próteses e órteses são confeccionados.

“Todos os pacientes devem ser moradores de Macaé e ter em mãos o CPF, laudo de um médico e fisioterapeuta para a utilização de órtese ou prótese e, encaminhar ao setor de Controle, Avaliação e Auditoria para dar entrada ao processo”, explicou.

Sandro acrescenta ainda que os pacientes recebem atendimento com o fisioterapeuta antes e após receberem as próteses, para verificar se a pessoa se adaptou e consegue fazer suas atividades normalmente.

A autônoma Joselma Machado Moço esteve no programa na manhã desta sexta-feira (5), para pegar uma cadeira de rodas para a irmã Janete Machado, que teve que amputar a perna em função da diabetes. “Esse serviço oferecido pela prefeitura é muito bom, pois, se tivéssemos que pagar por uma cadeira de rodas seria muito caro. Ela já fez o atendimento para a pré protetização e, em breve, estará com sua prótese e poderá se locomover e retornar ao trabalho de feirante”, comemora.

O serviço funciona do Centro de Saúde Dr Jorge Caldas, de terça a quinta-feira, de 8h às 17h.