Prefeitura entrega certificados para 101 alunos do Programa de Qualificação

0
588
A cerimônia foi realizada no auditório da sede do Poder Executivo

Prefeita Fátima Pacheco parabenizou os formandos e destacou a importância da busca pelo conhecimento

A Prefeitura de Quissamã fez a entrega, na noite da última quinta-feira (4), de certificados de mais cinco cursos do Programa de Qualificação Profissional. A cerimônia foi realizada no auditório da sede do Executivo e reuniu alunos das modalidades de Montador de Andaime; Montador e Reparador de Computador; Operador de Computador; Eletricista e Instalador Predial de Baixa Tensão; e Operador de Empilhadeira, com 101 formandos, no total.

Os cursos, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e vão formar 650 pessoas até o final de 2019, no maior programa de qualificação da história do município.

A prefeita Fátima Pacheco parabenizou os formandos e destacou a importância da busca pelo conhecimento. “O mercado é para quem se qualifica, para quem acredita no seu potencial e procura estar sempre atualizado. É preciso coragem e determinação, não pode haver espaço para o desânimo. Esses cursos de qualificação são uma das prioridades do nosso governo e vamos continuar avançando”, frisou, destacando a parceria com a base aliada na Câmara Municipal.

Fátima ressaltou, ainda, que o setor do petróleo já dá sinais de recuperação e o Porto do Açu, em São João da Barra, tem previsão de ampliar suas operações. “Os quissamaenses precisam estar atentos e prontos para buscar seu espaço no mercado. Na próxima semana, por exemplo, será realizada licitação para oferta do curso de salvatagem. A qualificação abre portas e pode fazer a diferença na vida das pessoas”, completou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, reforçou o peso do diploma do Senai. “Ele tem papel decisivo na disputa de emprego, pois é reconhecido em todo o país. Nosso programa de qualificação é amplo e procura seguir as tendências observadas no mercado”, pontuou.

Morador do Sítio II, o jovem Davi da Silva Aciole, 23 anos, concluiu o curso de Eletricista e Instalador Predial de Baixa Tensão e está otimista. “Atuo no ramo de obras em Macaé e sei da importância de um certificado do Senai. Em um cenário, cada vez mais competitivo, a qualificação é indispensável. A Prefeitura de Quissamã está abrindo um leque incrível de oportunidades”, acrescentou.

Participaram ainda da entrega de certificados, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Luiz Carlos Fonseca Lopes; e os vereadores José Borba Pessanha, que atualmente responde pela secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; Xande Moreno e Chiquinho de Arué.