Fotos: Divulgação

Arte, cultura e natureza fizeram parte da terceira edição do Festival de Talentos, promovido na tarde desta terça-feira (29), na Pousada da Cidadania, um equipamento da secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SMDSDHA), que abriga pessoas em situação de rua e migrantes que chegam a Macaé em busca de trabalho.

Durante o evento, houve exposição artesanal com tapete de fuxico (uma técnica em que há o reaproveitamento de retalhos de tecido) e outros produtos confeccionados por duas usuárias da Pousada (corte e costura); Uma mostra técnica de como lidar e cuidar das plantas, feita pelo jardineiro Wladimir e a exibição de cantores amadores (crooner) que apresentaram vários gêneros musicais, animando os participantes. 

De acordo com o coordenador da Pousada, Alanderson de Souza, a instituição tem trabalhado com a política pública de acolhimento e a inclusão social, contando com uma equipe multidisciplinar que tem trabalhado para resgatar os vínculos familiares e sociais, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho.

– Nesse caminho incluímos eventos que possam causar congraçamento e alegria aos corações. Sem um trabalho desse, feito em equipe, nós não conseguiríamos dar uma evolução do atendimento a esses usuários. E, já que eles moram aqui temporariamente, precisamos de um momento como este para que o usuário deixe fluir o que está dentro. Nesta tarde, tivemos a revelação de vários talentos, como aquele que cantou em inglês e da dupla composta pelo usuário Carlos e nossa assistente social Eliane que cantaram “Vento no Litoral”, da Legião Urbana – ressaltou.

O Festival de Talentos objetiva estimular os sentimentos e os dons de cada usuário transitório da Pousada. Segundo a psicóloga, Luciana Rust, a equipe trabalha naquilo que têm e carregam, nas suas riquezas que podem ser traduzidas nos talentos deles, tanto na música, como na arte, desenho, artesanato, técnica e o cuidado no plantio, como atores de suas próprias produções.

– O evento é bastante positivo para eles, porque a gente trabalha com o usuário que traz as suas histórias e que muitas vezes tem baixa auto-estima, então, nesse festival a gente está provocando para eles se sentirem úteis, valorizados, sabendo que são capazes de produzir, de serem escutados e aplaudidos por nós”, assegurou.

A Pousada – Considerada como abrigo temporário, a Pousada da Cidadania oferece aos seus usuários uma atenção especializada de assistência social, psicologia e enfermagem, além de encaminhamentos para as Redes de saúde e educação, documentação e oferta de emprego da cidade, entre outras, visando resgatar os vínculos familiares e sociais, cuidados à saúde, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho.

Serviço:

A Pousada da Cidadania fica localizada na Rua Orlando Tardelli, nº 206 – Parque Bela Vista, próximo ao Campo D’Oeste.
Horário de Atendimento: todos os dias, 24h por dia.

E-mail: pousadadacidadania1@gmail.com

_____________________

Jornalista Lourdes Acosta (DRT/MTE 911 MA)

Comunicação SDSDHA..