Um morador do Sol y Mar conta que a própria população estaria realizando o serviço de “tapa-buracos”
Considerada uma das principais vias da cidade, a Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna) é uma das que andam carecendo de atenção por parte do poder público. Além do canteiro central, que precisa de melhorias, as pistas também necessitam de manutenção. Em abril, o jornal O DEBATE esteve mostrando os transtornos gerados pela falta de manutenção na via, que corta bairros como Visconde de Araújo, Sol y Mar e Riviera Fluminense.
Na ocasião, moradores cobravam do poder público o recapeamento, o que não aconteceu até hoje, conforme relatam alguns leitores. Quase sete meses depois da reportagem ter sido publicada, buracos ainda fazem parte da realidade de quem precisa passar pela via diariamente. Um leitor, que mora na região, conta que os próprios cidadãos estão tomando a frente e realizando os serviços por conta própria. “Pedimos ajuda pois a coisa está feia aqui. Os próprios moradores estão tirando do bolso e tapando os buracos com cimento”, conta Geraldo.
Lembrando que nos últimos meses as vias do entorno foram recapeadas pela prefeitura, no entanto, a população aguarda o novo asfalto na via principal. Além de atrapalhar o trânsito, e colocar em perigo a segurança de motoristas e pedestres, os buracos trazem vários prejuízos para os proprietários de veículos. Considerada uma das principais vias da cidade, a Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna) é uma das que andam carecendo de atenção por parte do poder público. Além do canteiro central, que precisa de melhorias, as pistas também necessitam de manutenção.
Vale ressaltar que a manutenção das vias está previsto dentro do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que garante que é dever das autoridades promover um trânsito seguro e de qualidade. De acordo com o Art. 1º “O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito”.
Procurada pela nossa equipe, a prefeitura, por meio da secretaria de Infraestrutura, informou que o trabalho de manutenção é contínuo no município. A ação na Avenida Evaldo Costa será realizada assim que passar o período de chuva.
Ela ressalta que em situações como essa, o morador ou presidente da associação dos moradores pode fazer a solicitação na sede da secretaria (Barracão), localizado na Rua Marechal Rondon, número 390, no bairro Miramar. Dessa forma, o cidadão estará colaborando com o poder público na manutenção diária do município.