Os 1.373 agentes convocados farão o curso de formação e começarão a atuar em 2019
O governador Luiz Fernando Pezão assinou, nesta quinta-feira (05), autorização para convocação de 1.373 aprovados em concurso da Polícia Militar, realizado em 2014, para ingressarem no curso do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Os novos PMs serão convocados por turmas, cada uma com 500 alunos, conforme colocação no concurso.
“Mesmo em recuperação fiscal, precisamos fortalecer a segurança pública. Estamos vencendo todos os obstáculos e a população precisa colher esses frutos”, afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.
De acordo com o governador, o somatório de esforços entre o Governo do Estado, o governo federal e a Assembleia Legislativa (Alerj) foi fundamental para a convocação dos novos PMs.
“Sem a parceria com a Alerj, não estaríamos aqui hoje contratando policiais. Não foi nada trivial aprovar o Plano de Recuperação Fiscal, são medidas duras, difíceis. Mas conseguimos colocar os salários em dia, estamos começando a fazer diversos investimentos no interior, dentro da cidade do Rio, retomando obras importantes”, destacou Pezão.
A previsão é que, em 2019, após conclusão do curso, os 1.373 novos PMs já estejam atuando em diversas regiões do estado. Na seleção realizada em 2014, foram classificados 6 mil candidatos. Deste total, 1.175 ingressaram na corporação, após a conclusão do curso preparatório em 2015. Com o decreto assinado hoje, foram convocados mais 1.373 policiais militares.
“Nós ainda temos policiais para serem contratados deste concurso. Se surgirem mais vagas até o final do ano, e se nós tivermos condições, vamos convocar mais policiais. Esses concursos estão autorizados de forma excepcional no Regime de Recuperação Fiscal e podemos contratar”, acrescentou o governador.
O secretário de Segurança, general Richard Nunes, enfatizou a importância dos concursos. “Precisamos restabelecer a regularidade através dos concursos anuais, isso rejuvenesce a polícia. A Polícia Militar do Rio está de parabéns pelas novas contratações, precisamos de um policiamento ostensivo, presente em todas as áreas do estado para dar a sensação de segurança que a população merece”, ressaltou o secretário.
Um dos novos agentes da próxima turma a ser convocado, Otavio Henrique Rosa, de 29 anos, prestigiou o momento da assinatura. “Estou muito feliz, sei que será um caminho longo a ser percorrido, mas me sinto honrado pela oportunidade”, disse.
Na assinatura, também estiveram presentes o vice-governador Francisco Dornelles, o secretário de Estado da Casa Civil, Sergio Pimentel, o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, o secretário de Intervenção Federal, Paulo Roberto de Oliveira, e o chefe do Estado-Maior da PMERJ, coronel Luís Henrique Marinho Pires.hões.