Presidente do fundo de pensão, Henrique Jäger (ao centro) informou aos diretores do Unificado que até o dia 15 de abril, problemas na plataforma seriam solucionados e participantes conseguirão readequar taxa de juros e prazo de empréstimos (Foto: Guilherme Weimann/Arquivo Sindipetro Unificado)

Apesar de já estar em vigor, participantes apontaram falhas ao buscarem a mudança; promessa é de que erros sejam corrigidos até o dia 15 de abril

Nesta segunda-feira (1º), a Petros anunciou uma mudança em suas taxas de juros e um aumento no prazo de pagamento dos empréstimos, visando reduzir o impacto financeiro das parcelas para os participantes. Segundo a nota emitida pela fundação , a alteração atinge novos empréstimos, mas também aqueles já existentes.

O texto afirma que “(…) com o objetivo de beneficiar todos os participantes, a nova taxa de juros será aplicada automaticamente em todos os contratos existentes. Para aqueles que desejarem aproveitar o alongamento do prazo, a solicitação de novação ou de refinanciamento deverá ser feita através do autoatendimento, na área do participante do Portal Petros”. Para entender as mudanças, acesse aqui o conteúdo na íntegra.

Ainda de acordo com a nota, a reconsideração dos juros e dos prazos máximos foi feita com base na redução da taxa básica de juros do país (Selic). A iniciativa representa mais uma ação voltada para aprimorar a gestão e estreitar o relacionamento com os participantes. Entretanto, nos três primeiros dias após a mudança, alguns usuários relataram problemas para integração no novo modelo. 

Entretanto, ao longo desses três primeiros dias após a mudança, alguns usuários relataram problemas para integração neste novo modelo. Segundo o petroleiro e membro titular do Conselho Deliberativo da Petros, Radiovaldo Costa,  os problemas começaram logo no primeiro dia: ” “Várias pessoas relataram problemas. A empresa alega que a pessoa não tem margem, ou que está devendo ou que tem parcelas em aberto”. 

O conselheiro também afirma que a Petros já está ciente desses relatos e garantiu tratativas para resolver a questão: “Falei com o diretor da Petros responsável pela área de empréstimo, fiz um relato para ele sobre os problemas e ele atestou esses problemas, e afirmou  que de fato a Petros também tem recebido notificações sobre isso e se comprometeu.  Fiz um relatório para ele de cada um dos tópicos que as pessoas me passaram que apresentaram problemas e eles vão tratar para buscar e ver no sistema os entraves para liberar cada caso desses que foram relatados”.

Hoje (3), o diretor do Sindipetro Unificado, Vereníssimo Barçante, entrou em contato diretamente com o presidente da Petros, Henrique Jäger, para entender como e quando o problema seria resolvido. Diante disso, Barçante teve a devolutiva de que até o dia 15 de abril as pessoas que estão tendo estes problemas deverão ter esta situação regularizada e conseguirão fazer a atualização: “Falei com Henrique e ele afirmou que as pessoas que não estão inadimplentes já podem entrar no Portal do Participante e prorrogar  até 180 meses. Já quem consta como inadimplente, poderá fazer a mudança apenas a partir do dia 15”.

Na mesma nota emitida pela Petros na segunda-feira (1º), o fundo de pensão também informou que a carteira do plano PP-3, que estava fechada para reavaliação de parâmetros, foi aberta. Com isso, os participantes do plano já podem contratar, renovar e refinanciar empréstimos. 

Além disso, a empresa também inseriu uma simulação para ilustrar como a mudança impactaria os participantes, mas alertou que cada contrato possui condições que variam de acordo com as características de cada participante e que, portanto, a tabela trata-se apenas de uma simulação para exemplificar a composição das parcelas.

LEIA A NOTA DA PETROS NA ÍNTEGRA.

Por SindiPetros SP