Novas oportunidades se avizinham na indústria naval nacional. De acordo com o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação da Petrobrás, Carlos Travassos, a empresa tem planos para realizar licitações ao longo de 2024 visando a contratação de 36 embarcações de apoio à produção offshore de petróleo. Pelas regras atuais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a preferência para a aquisição desses navios deve ser dada a estaleiros nacionais, priorizando as unidades de bandeira brasileira. As encomendas dessas embarcações podem gerar até 35 mil empregos.

Travassos explicou que os navios vão substituir unidades existentes que estão no final de vida útil e também vão atender a expansão das atividades da empresa. A estatal prevê que a entrega dos barcos de apoio ocorra em um período de até cinco anos. Os navios que serão contratados são PSVs (usados em transporte de suprimentos), RSVs (para manuseio de veículos de operação remota) e ORSVs (utilizados em combate a derramamento de óleo).

O diretor da Petrobrás informou que a empresa planeja licitar lotes de embarcações, cada um especializado em uma função específica. Como noticiamos hoje (26), ele revelou que a Petrobrás está em conversações com estaleiros nacionais para avaliar a capacidade de produção.

Por Petro Notícias