Feira reúne empresas de óleo e gás com foco na retomada de grandes negócios para o setor na Bacia de Campos
Revitalização de campos maduros de petróleo, uso de tecnologias para aumento da segurança operacional e redução de custos são alguns dos temas que estão sendo debatidos por profissionais da Petrobras durante a 10ª edição da Brasil Offshore. O evento é considerado um dos mais importantes da indústria de óleo e gás no Brasil. O tema desta edição da feira será: “A Plataforma de Retomada para Grandes Negócios”.
Para a Petrobras, a Brasil Offshore representa uma oportunidade de reforçar o relacionamento com fornecedores e o mercado, visando parcerias e a troca de conhecimentos na região da Bacia de Campos, um dos maiores complexos petrolíferos do mundo. Em 2018, esta bacia foi responsável por cerca de 45% da produção da Petrobras.
O Plano de Negócios e Gestão da Petrobras prevê investimentos superiores a US$ 20 bilhões na Bacia de Campos entre 2019 e 2023. Na região, a companhia foca em projetos de revitalização, de aumento do fator de recuperação dos campos em produção, além do aumento da eficiência operacional das unidades de produção. Nos últimos leilões da Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Petrobras adquiriu 13 novos blocos exploratórios na Bacia de Campos, atestando o grande potencial geológico ainda existente nessa área.
Estande Petrobras
Patrocinadora da Brasil Offshore, a Petrobras tem um estande na feira, com programação de palestras ao longo dos dias do evento. Um dos destaques será a palestra sobre a revitalização do Campo de Marlim, na quinta-feira (27), que prevê a implantação de dois novos sistemas na área. Também estão previstas apresentações sobre Responsabilidade Social na Petrobras, na sexta-feira (28), e processo de contratação na companhia, quarta-feira (26), voltada especialmente para a cadeia de fornecedores. Outro destaque na programação foi a palestra sobre a atuação de mulheres no STEM – acrônimo em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática, que ocorreu ontem (25).
Profissionais da companhia também participam de conferências técnicas na programação da feira. Alguns dos temas que serão abordados são digitalização, uso da “internet das coisas” para redução de custos e melhoria da segurança operacional, perspectivas de investimentos no novo mercado de gás natural e revitalização de campos maduros. As conferências foram organizadas com a curadoria do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) e da Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE) e são voltadas para o público especializado. Para conferir a programação completa acesse: – www.brasiloffshore.com.