Representantes de partidos de esquerda e extrema esquerda estarão reunidos em Brasília

Uma petição online está coletando assinaturas para enviar ao secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), com o objetivo de solicitar sua intervenção para impedir a realização do evento do Foro de São Paulo no Brasil. O encontro da entidade, que chega à sua 26ª edição, está programado para acontecer em Brasília entre os dias 29 de junho e 2 de julho, reunindo representantes de partidos de esquerda e extrema esquerda de diversos países, não apenas da América Latina, mas também do Irã e da Arábia Saudita.

Mais de 9 mil brasileiros já assinaram o documento, manifestando preocupação com o teor do evento e ressaltando que seus participantes “continuam com sua retórica de unidade contra o imperialismo neoliberal”. A petição destaca que a cúpula tem aspirações de se tornar um espaço geopolítico de confronto aos Estados Unidos, além de abrir espaço para a influência da Rússia e China.

O abaixo-assinado também aborda questões regionais que suscitam preocupação, como o pedido de suspensão imediata do bloqueio comercial e financeiro a Cuba, a denúncia de violação dos direitos humanos por parte de El Salvador, país que enfrenta o crime organizado, e a suposta interferência nas eleições da Guatemala, entre outras questões. A petição busca sensibilizar o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, a utilizar sua capacidade diplomática para condenar a cúpula, que é considerada uma ameaça à democracia na região. O documento enfatiza que o Foro de São Paulo é um apoiador desses regimes e descreve o encontro como uma plataforma de disseminação de estados autoritários, exigindo ação urgente.

Por portal Novo Norte